Em parceria, Universidade Ceuma e Sinduscon-Ma realizaram ação social
O Núcleo de Responsabilidade Social da Universidade Ceuma realizou, no dia 4 de junho, em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão – Sinduscon – uma ação social direcionada aos trabalhadores da construção civil. A ação aconteceu no canteiro de obras Piancó, da Construtora Treviso, e contou com a participação dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia e Direito. Os alunos atenderam 200 trabalhadores, aplicando, na prática, em todas as oficinas de atendimento, todo o ensinamento apreendido em sala de aula.
A coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social, a profa. Ma. Raquel Façanha, ressaltou que este tipo de ação é extremamente útil, não só por aliar a teoria da sala de aula à prática do dia a dia, como, também, por mostrar aos alunos a realidade profissional, já que eles tiveram a oportunidade de fazer vários diagnósticos diferenciados. O objetivo da ação social foi priorizar a educação profissional, assim como o atendimento humanizado, além de prestar assistência médica e jurídica aos trabalhadores da construção civil.
Christiane Thays Barbosa Lima, aluna do curso de Nutrição, disse: “Nós nunca tínhamos feito isso, ou seja, examinar os trabalhadores, fizemos uma avaliação nutricional, se eles tinham sobrepeso ou obesidade e percebemos que, inclusive, têm uma saúde boa, acho que devido à atividade física”.
As oficinas de atendimento foram: avaliação nutricional e orientação para hábitos saudáveis, pelo curso de Nutrição; ação educativa: alcoolismo, tabagismo e DST, além de verificação de pressão arterial, pelo curso de Enfermagem; inspeção do meato auditivo externo e orientações sobre audiologia ocupacional, pelos alunos de Fonoaudiologia; aplicação de flúor e orientações sobre escovação e pré-avaliação diagnóstica odontológica, pelos acadêmicos de Odontologia; aplicação de questionários sobre a saúde do trabalhador e avaliação postural, pelo curso de Fisioterapia; além de assessoria jurídica, pelos alunos do curso de Direito. A ação social será repetida em vários outros canteiros de obras em São Luís.