Programa alerta desnutrição foi aprovado pela FAPEMA
Dessa vez foi do curso de Nutrição. Mais uma pesquisa científica da Universidade Ceuma foi aprovada pela FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão) no edital publicado em 3 de agosto. O trabalho concorreu com mais de 300 pesquisas e teve a coordenação do Prof. Me Alexsandro dos Santos, do Curso de Nutrição.
Com o título “Programa alerta desnutrição: impacto de um programa de alerta de desnutrição no desfecho clínico-nutricional de pacientes com câncer de um hospital de referência de São Luís, Maranhão”, a pesquisa começou em agosto desse ano e vai até 2018. O projeto, que abrange três universidade e dois cursos, já tinha sido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade CEUMA e só dependia de apoio financeiro para custear os estudos.
Na prática, vai comparar o tempo de internação dos pacientes, quantos retornos ao hospital em até 30 dias, quantas intervenções nutricionais e a frequência de desnutrição antes e depois de iniciado o programa. A ideia é acelerar ao máximo a intervenção na alimentação dos pacientes “críticos ” a partir do alerta do nutricionista do hospital.
Além do coordenador, participam do projeto seis professores da Universidade Federal do Maranhão, Faculdade Santa Terezinha (Cest) e a Universidade Ceuma e mais seis alunos de duas delas (Cest e Universidade Ceuma. São elels: Dr. Jose Albuquerque de Figueiredo Neto (UFMA), Dra. Maria Bethânia da Costa Chein (UFMA), a especialista Maria Tereza Aureliano de Lima (CEST), Profa. Rosângela Maria Lopes de Sousa (Universidade Ceuma), Profa. Maria Thalita de Albuquerque (CEST) e Dr. Will Mendes Almeida (Universidade Ceuma).
Os acadêmicos são, a maioria, do curso de Nutrição da Universidade Ceuma: Juliana Cantanhede, Teresa Raquel Ferreira da Silva, Maria do Socorro Jansen e Whezananda Soares. O alunoAnderson Sousa Soares é do Curso de Sistema de Informação.