“Tecnologia e Sociedade” foi palestra para enadianos
“Eu sou oitenta por cento de água e vinte por cento de outros elementos, na essência, sou uma tabela periódica imperfeita”. Com provocações desse tipo, por mais de duas horas, o palestrante conseguiu a atenção dos alunos que participaram nessa quarta, 21 de setembro, do Programa de Nivelamento Preparatório para o Enade, específico para o 9º e 10º períodos.
Dessa vez, a plateia no Auditório Josué Montello foi de alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Educação Física, no campus Renascença. O palestrante, Dr. Ricardo Daher Oliveira, é professor da Universidade Ceuma e no extenso currículo destaca os dois pós-doutorados, no Canadá e em Portugal.
Com o tema “Ciência, Tecnologia e Sociedade – Inovação Tecnológica”, o palestrante partiu de noções da filosofia grega, passou por Descartes e Locke para chegar a definições atuais de conhecimento e informação. Segundo ele, a informação é o substrato e por si só “não define o conhecimento humano”, afirmou o professor.
A ideia foi demonstrar aos alunos que a competitividade, cada vez mais acirrada no mercado de trabalho, vai se firmar na capacidade humana de experimentar, julgar, identificar e relatar o mundo em que vive.
Confira o currículo do palestrante:
Ricardo Daher Oliveira é formado em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas de Vitória (ES), em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (RS) e em Economia pela Universidade Paulista (UNIP). Tem mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado também em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP). Professor convidado da Universidade de Oklahoma (EUA). Tem pós-doutorado em Contabilidade, naUniversidade de Montreal, Canadá, e em Economia pela Universidade de Aveiro, Portugal.