Dia do Contador abordou combate à pirataria e ao contrabando
Com a palestra “A Aduana Brasileira”, o curso de Ciências Contábeiscomemorou, em 22 de setembro, o Dia do Contador, no auditório do campus Anil. Para o evento, foi convidado o economista José Elias Asbeg com larga experiência na área. O tema foi elaborado especialmente para o “Programa de Educação Fiscal da Alfândega da Receita Federal do Porto de São Luís”, com o qual Asbeg colabora como representante maranhense.
Segundo os organizadores do evento, foi uma ótima oportunidade para os alunos entenderem o papel do contador e da Receita Federal na fiscalização de fronteiras e no combate à pirataria, ao contrabando e ao tráfico de drogas. O debate fortaleçeu a consciência de cidadania desses futuros contadores o que demonstrou que a Receita Federal tem funções que vão além de arrecadar impostos. A comissão organizadora foi formada pelos prof. Sérgio Roberto Pinto, Aline Facure e Dalciney Maximus, da Universidade Ceuma.
Veja o currículo do palestrante:
José Elias Abeg é formado em Economia pela União das Escolas Superiores do Pará (UNESPA) e tem duas pós-graduações pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É auditor fiscal da Receita Federal e especializado na área aduaneira pela Escola de Administração Fazendária (ESAF). Atualmente trabalha na Administração Aduaneira da Alfândega da Receita Federal do Porto de São Luís. Colabora com o projeto Manuais Aduaneiros da Receita Federal do Brasil e com a Revista Valor Aduaneiro, com sede em Salvador. É também agente de Comércio Exterior da Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior. Publicou, em 2010, o livro “O Despacho Aduaneiro de Exportação Sem Segredos”.