Encontro discute a Psicologia em emergências e desastres
Como deve agir o psicólogo quando se depara, por exemplo, com vítimas de um incêndio? Ou de um grave acidente de carro? Episódios como esses serviram de mote para o I Encontro Maranhense em Psicologia da Gestão Integral de Riscos e Desastres. O evento foi promovido pelo curso de Psicologia, no auditório Josué Montello, na terça, 27 de setembro, no campus Renascença.
O Encontro convidou cinco palestrantes: os psicólogos Edson do Nascimento Bezerra, Taynan Marques Bandeira e Nelma Pereira da Silva, presidente do CRP (Conselho Regional de Psicologia), além do Professor Dr. Marcos Antônio Pacheco e do capitão Fernando Fernandes de Almeida, chefe do Departamento de Gestão de Riscos do Corpo de Bombeiros.
Os debates foram direcionados aos alunos de Psicologia e da área da saúde e apresentaram alguns procedimentos que o profissional deve adotar quando precisa amenizar surtos ou traumas nas vítimas. Esse trabalho precisa andar junto com entidades como a Defesa Civil, que tende a incorporar o psicólogo como um auxiliar indispensável nos trabalhos de campo. O evento abordou ainda as políticas públicas adotadas no gerenciamento de crises.
Um dos resultados do Encontro foi a possibilidade dos convênios entre a Universidade Ceuma, o SAMU e as Secretarias municipal e estadual da Defesa Civil. A coordenação do Encontro vai fornecer certificados de 10 horas para os participantes e de 20 horas para professores e organizadores.