Documentários da TV Senado chegam à comunidade acadêmica.
A Universidade Ceuma ampliou seu acervo de consultas. É o lote de 139 vídeos produzidos pela Tv Senado que está à disposição de toda a comunidade acadêmica. A lista é de documentários, a maioria de temas políticos e alguns desses são biografias de ilustres no cenário brasileiro, baseadas na linha da Editora Senado que, há anos, publica a série “Grandes Personagens”, que ganharam versão filmada pela equipe da tevê São livros volumosos e de cuidada edição, como o de Petrônio Portela, Josaphat Marinho, Mário Covas, Afonso Arinos e Darcy Ribeiro, célebres pela oratória e pela atuação no Congresso que conduziram os roteiros dos vídeos.
O foco da filmoteca é quase inteiramente o Brasil, e as opções vão além dos temas políticos. O formato dos vídeos é de documentário, mas, muitos deles fogem do enquadramento meramente cronológico e pausado das grandes reportagens. Primam pela fotografia, pelas imagens de época, por trilhas sonoras de bom gosto e por depoimentos originais de personagens centrais, coadjuvantes e anônimos. Muitos deles são de gente comum, colhidos na hora do registro da câmera.
A cultura popular e as manifestações espontâneas, atrações geográficas e turísticas, lendas e curiosidades, a história recente do Brasil, episódios de rua e comportamentos que deram em avanços na Lei brasileira, passagens dramáticas da democracia, nossos melhores autores, a poesia, os cineastas, pintores e escritores renomados no mundo inteiro. Mas inclui também uma série sobre o primeiro Nobel do idioma português, o imortal José Saramago. O novo acervo abre uma perspectiva lúdica de pesquisa e de aprofundamento nos temas nacionais.