Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

8 de novembro de 2016, 19:01 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Começa Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Aberta a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a SIPAT 2016, na segunda, 7 de novembro, no Salão Nobre do campus Renascença. Mais de quarenta representantes  de vários setores da Universidade Ceuma ouviram do reitor, Professor Me. Saulo Martins, o apelo de que “ todos da comunidade acadêmicas  devem se envolver todos os dias”. Para ele, a campanha não é apenas  “para evitar acidentes, mas, principalmente, evitar perdas”, afirmou.

“Preocupação nunca é demais, mas só temos resultados positivos se todos zelarem pelo outro”, concluiu o reitor, que aproveitou a ocasião para anunciar o novo presidente da CIPA     (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Pedro Leonardo Pinto, que fica no cargo até julho de 2017.

A primeira palestra da Semana coube à Professora Me. Raquel Façanha, do curso de Fonoaudiologia, com o tema “Impacto dos ruídos ocupacionais na saúde auditiva”. Até a sexta, 11 de novembro, a SIPAT agendou uma série de palestras vespertinas sobre temas relacionados à saúde ocupacional. Todas serão ministradas por professores da Universidade Ceuma.

Segundo dia

“Orientação Saudável na Saúde do Trabalhador” foi o tema do segundo dia da SIPAT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho,  nessa terça, 8 de novembro., na Sala Expedito Bacelar. A Professora e nutricionista Rosângela Sousa falou por uma hora para 45 funcionários do campus Renascença, resumindo informações genéricas e dicas de como associar a rotina apressada de trabalho a bons hábitos, como atividade física, mastigação lenta nas refeições e ingestão de líquidos diariamente.

Em um dos itens que mais preocupam os adultos, o sobrepeso, ela ilustrou situações em que normalmente se confunde excesso de peso, índice de massa corporal  e biotipo físico. “Cada pessoa  tem sua estrutura física que tem que ser avaliada pelo profissional, não existem padrões rígidos”, afirmou ela.

Exemplo disso é o peso marcado na balança, muitas vezes inadequado, não por hábitos ruins, mas, pela carga genética do indivíduo. Outro aspecto foi o de ingestão de líquidos que, aliás, auxilia na queima de calorias. “A quantidade correta é o mínimo de 30ml por quilo, todos os dias.”, afirmou.

Recomendações com o preparo dos alimentos em casa, o consumo  da soja, evitar refinados, leites integrais e carne vermelha também devem ser seguidas. Destacou ainda o risco de se consumirem alimentos tostados, empretecidos como churrasco  e pães além do ponto.  “ Na verdade, o que estamos comendo não é a mais a gordura ou o carboidrato, mas a croleína, que é uma substância cancerígena”, alertou ela.