Ação social abre inscrições para vestibular
No sábado, 12 de novembro, foi dia de ação social novamente. O evento “Universidade Ceuma em Ação”, movimentou das 8 horas até o meio dia centenas de alunos do Centro Educacional Paulo VI, próximo ao campus da UEMA, parceira no evento que teve também o apoio da Secretaria de Estado da Educação.
Como das outras vezes, diversos cursos levaram atendimentos e serviços à comunidade. A novidade desse sábado foi que, desde cedo, uma fila de “indecisos” se formou para passar pela orientação vocacional a cargo do curso Psicologia: os “consultores” faziam uma preleção da profissão indagada e encaminhavam os secundaristas ao balcão de inscrições de vestibular. Em vinte minutos, doze candidatos já tinham sido atendidos.
Os cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia e Fisioterapia se dividiram em outras salas e deram consultas gerais, de clínica médica, distúrbios da fala, dermatologia, medição nutricional e postural. Além disso, aulas de anatomia humana e testes rápidos de hepatite C, glicemia, pressão arterial, dinamometria, flexibilidade, massa corporal e avaliação de peso atraíram a curiosidade de dezenas de estudantes. Os alunos de Farmácia até preparam oficina sobre a extração de compostos químicos de plantas, e a Engenharia Ambiental divertiu os participantes com jogos didáticos sobre coleta seletiva.
No pátio coberto da Paulo VI, o curso de Estética atendeu, até o final da manhã, sessenta e sete garotas em sessões de limpeza facial com as melhores dicas para usar o filtro solar. E a Educação Física se ocupou com a avaliação do condicionamento físico dos candidatos a atletas e fechou a manhã com rodas animadas de funk e pagode.
Os gestores da Escola, Conceição Carneiro e Francisco Junior, acompanharam o evento até o final, e se disseram bem satisfeitos com a parceria. A iniciativa teve a coordenação da Professora Rachel Façanha, coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da Universidade Ceuma.