Prof. Dr. Carlos Tomaz proferiu palestra sobre Alzheimer e Parkinson na Universidade Ceuma
Com uma plateia atenta, formada por membros da Academia Maranhense de Medicina, coordenadores da graduação e pós-graduação, além de professores e alunos do curso de Medicina da Universidade Ceuma, aconteceu, no dia 29, no auditório Expedito Bacelar do campus Renascença, a palestra com o prof. Dr. Carlos Alberto Bezerra Tomaz sobre “Biomarcadores no diagnóstico e prognóstico na Doença de Alzheimer e relação com a Doença de Parkinson”.
Na mesa de honra, estavam o reitor, prof. Me. Saulo Martins; o presidente da Academia Maranhense de Medicina, prof. José Márcio Soares Leite; o pró-reitor de pós- graduação, pesquisa e extensão, prof. Dr. Valério Monteiro Neto e o palestrante.
Durante a palestra, o prof. Tomaz mostrou os novos avanços tecnológicos para o diagnóstico da Doença de Alzheimer e da Doença de Parkinson, incluindo a identificação de novos biomarcadores que podem permitir o diagnóstico dessas doenças antes mesmo do indivíduo apresentar os sintomas clínicos que as caracterizam (demência, no caso de Alzheimer, e distúrbios motores, no Parkinson). Dr. Carlos Tomas alertou ainda para o fato de algumas pessoas alardearem, na mídia, a cura ou reversão do Alzheimer; fato que a ciência ainda não conseguiu.
Segundo o prof. Carlos Tomaz, esses biomarcadores estão relacionados ao mapeamento genético, técnicas de neuroimagem para detecção de proteínas precursoras e exames bioquímicos no sangue e líquido cefalorraquidiano. Destacou ainda a importância de se fazer o diagnóstico o mais cedo possível a fim de se iniciar o tratamento. “Quanto mais cedo se puder fazer esse diagnóstico, maiores serão as possibilidades de tratamento”, enfatizou.