Ciclo de palestras sobre o novo papel da mulher foi promovido por Psicologia e Fisioterapia.
A Universidade Ceuma comemorou o Dia Internacional da Mulher com vários eventos. Os cursos de Psicologia e Fisioterapia realizaram um ciclo de palestras durante toda manhã do dia 8 de março aos seus discentes e docentes no Salão Nobre da biblioteca no campus Renascença.
O evento apresentou como tema “A mulher e seu novo papel na sociedade contemporânea”. Com a carga horária de 4 horas, o encontro contou com a mesa redonda: mulheres e o desafio da contemporaneidade e palestras sobre a saúde da mulher.
A profa. Dra. Carla Vaz dos Santos Ribeiro (UFMA) levantou discussões sobre o lugar que a mulher ocupa no mercado de trabalho, relacionando como a mulher associa a vida pessoal com a jornada profissional, e o quanto essa mulher hoje está sobrecarregada ao somar obrigações profissionais, pessoais e domésticas.
Violência doméstica, sexual, física e moral, lei Maria da Penha, feminicídio, identificação de mulheres, que sofrem violência, e machismo foram alguns temas levantados pela profa. Dra. da Universidade Ceuma, Geovanna Vieth. A acadêmica Rauanna Franco, do 9° período de Fisioterapia, trouxe como questão os aspectos de higiene íntima das mulheres maranhenses, entre outros temas ministrados pelos palestrantes sobre a Mulher.
A realização da inscrição do evento foi um kg de alimento não perecível, com o objetivo de doar toda a arrecadação à Casa Abrigo do Tribunal de Justiça, local que abriga as vítimas de violência doméstica. A analista do TJ, Maria de Jesus Rabelo de Azevedo, foi a responsável pelo recebimento das doações.