Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

3 de abril de 2017, 18:23 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Professora do Ceuma é agraciada com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq

A profa. Dra. Elizabeth Soares Fernandes, docente permanente dos Programas de Mestrado em Biologia Parasitária, Mestrado em Odontologia e Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia (Bionorte) da Universidade Ceuma, foi contemplada na chamada de Produtividade em  Pesquisa CNPq/2016.  As Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) são de concorrência nacional e são as de mais alto nível do CNPq; elas destinam-se a pesquisadores que possuem produção científica, tecnológica e de inovação continuadas de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento e têm o objetivo de incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade. As Bolsas de Produtividade são concedidas de acordo com critérios de produtividade estabelecidos pelo CNPq que, além da produção científica, incluem a contribuição efetiva para a formação de recursos humanos, a captação de recursos para a pesquisa, a coordenação de grupo de pesquisa, a inserção científica nacional e internacional, incluindo a participação em comitês assessores, participação ativa em sociedades científicas, atuação como revisor científico, assessoria científica de órgãos governamentais, e conferências proferidas a convite e/ou em plenárias de congressos.  As Bolsas PQ são indicadores importantes de qualidade científica não só do bolsista, mas também dos programas de pós-graduação nos quais se encontra inserido.

“Sinto-me extremamente feliz e honrada em ter sido contemplada com a bolsa PQ. Sem dúvida, um reflexo do trabalho conjunto e fruto da orientação dos alunos dos programas de pós-graduação e graduação, nos quais participo, e de diversas colaborações bem sucedidas, estabelecidas ao longo dos anos tanto no Brasil quanto no exterior”, disse a pesquisadora.

Para o prof. Dr. Valério Monteiro Neto “esse é um resultado do estímulo institucional às atividades de pesquisa em torno dos grupos de pesquisa. A profa. Elizabeth já merecia essa honraria, inclusive foi por causa do nível do seu trabalho que ela passou a integrar, desde o ano passado, o corpo de membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências”.