Curso de Enfermagem da Universidade Ceuma promoveu debate sobre Violência de Gênero
O curso de Enfermagem da Universidade Ceuma promoveu um debate com a temática “Violência de gêneros e naturalização da violência” em que foram abordados problemas comuns que as mulheres enfrentam; o objetivo foi conscientizar os profissionais de saúde e sensibilizá-los já que a maioria das mulheres busca atendimento em unidades básicas de saúde, após sofrerem algum tipo de violência.
A delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Estado do Maranhão, foi a palestrante do evento; ela trouxe relatos e experiências sobre o tema.
Foram trazidos para a discussão assuntos, como: a situação em que a mulher convive; a desigualdade social; a necessidade de conscientização por parte da sociedade; a lei Maria da Penha; a questão do feminicídio; aspectos de poder político, além de espaços públicos e profissionais. Assim surgiram discussões entre os alunos sobre esses problemas e, a partir disso, a construção de um pensamento de maior igualdade.
O debate foi voltado para a área da saúde e os alunos puderam participar juntamente com os professores e discentes de outras instituições; foram discutidos assuntos comuns que, às vezes, passam despercebidos pelos profissionais da área da saúde, foram abordadas questões de conscientização e sensibilidade; é preciso trabalhar essas questões com os profissionais, juntamente com diversos órgãos da saúde.