Universidade Ceuma participa de Workshop sobre a Implementação do BIM
O reitor da Universidade Ceuma, prof. Me. Saulo Henrique Brito Matos Martins, participou, nesta terça (25), do Workshop sobre a Implementação do BIM. O evento foi realizado, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat).
O objetivo do Workshop é democratizar o conhecimento sobre o tema e oferecer subsídios à implementação da metodologia que revoluciona a área de planejamento da construção civil, por meio de informações mais aprofundadas sobre cada detalhe de uma construção.
Na ocasião, também estiveram presentes: o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Ribeiro Nahuz; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), José Orlando Soares Leite Filho; o secretário municipal de urbanismo e habitação de São Luís, Leonardo Andrade; o presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Maranhão (Ademi- MA), Cláudio Calzavara; e a gestora dos projetos de inovação e tecnologia da CBIC, Raquel Ribeiro, que representou o presidente da Comat, Dionyzio Antonio Klavdianos, além dos representantes das empresas desenvolvedoras de software e demais lideranças do segmento da construção.
Temas, como: a implementação do BIM, voltada para construtoras e incorporadoras, com conteúdo prático para adesão à inovação; o papel dos desenvolvedores do software BIM; e a apresentação de experiências bem-sucedidas de empresas do segmento, foram discutidos no Workshop.
O evento foi realizado em vários estados do país, dentre eles, no Maranhão, e contou com um público de aproximadamente 319 pessoas; esta edição teve recorde de participantes se comparado a outros estados.
BIM, que em português significa “Modelagem da Informação da Construção”, é um dos meios mais atuais e promissores no que se refere a projetos para construções e já se tornou padrão no projeto, na construção e na operação de edifícios mundialmente.