“Corrupção, Estado e Direito Social no Brasil” é tema de Workshop do curso de Direito
Alunos do primeiro período do curso de Direito da Universidade Ceuma promoveram o Workshop de Metodologia Científica, nos campi Renascença e Cohama. Tal evento faz parte do cronograma de atividades da disciplina de Metodologia Científica, ministrada pela profa. Ma. Márcia Valéria.
Esta é a terceira edição do evento; desta vez, os envolvidos foram os alunos do primeiro período do curso de Direito que apresentaram o resultado final de um trabalho de pesquisa que abordou a temática: “Corrupção, Estado e Direitos Sociais no Brasil”; o trabalho colocou, em prática, o aprendizado da sala de aula ao enfatizar a importância e o tipo da pesquisa, as fórmulas e os levantamentos bibliográficos.
A profa. Ma. Márcia Valéria falou sobre a importância do Workshop. “Para nós que somos universidade, e um de seus tripés é a pesquisa, ver a consolidação de tudo aquilo que foi trabalhado em sala, sendo exposto hoje, é fundamental para o processo de aprendizagem”, enfatizou.
Segundo a coordenadora adjunta do curso de Direito do campus Cohama, profa. Ma. Simone Ferreira Pacheco, o momento é de aprendizado. “Este workshop fomenta o senso de pesquisa e a busca pelo conhecimento, e o mais interessante é o compartilhamento com outros alunos”, declarou.
Ana Carolina é uma das alunas que teve o trabalho exposto. Para ela, o Workshop é um complemento importante do que foi estudado na disciplina de metodologia científica. “O tema escolhido foi sobre a máfia das próteses, uma vez que é um assunto muito atual, principalmente aqui no Brasil, que passa por grave crise no sistema de saúde, aliado ao curso de Direito que lida mais com a questão da legislação e direito do consumidor. A partir disso, foi produzido um painel como produto final da disciplina de metodologia científica, e isso tem sido muito gratificante”, disse.
O aluno Leonardo Mendonça, cuja equipe de trabalho discorreu sobre o subtema “Impactos da Corrupção na Perda de Direitos”, falou do evento. “É um tema que está em evidência; portanto, é muito importante falar da corrupção, como ela age, as classes que são atingidas, e como tudo isso afeta os direitos sociais que todos têm”, declarou.