III Seminário do Tratamento Nutricional dos Agravos Digestivos
O curso de Nutrição da Universidade Ceuma realizou, na quarta-feira (17), o III Seminário do Tratamento Nutricional dos Agravos Digestivos.
O evento acontece dentro da disciplina de Fisiopatologia e Dietoterapia e tem como contributo trabalhar com a alimentação e a dieta na prevenção de algumas doenças. O organizador do encontro, prof. Alex Santos, disse que o Seminário “é uma oportunidade para a comunidade acadêmica se inteirar sobre o conteúdo, e perceber que a dieta pode, de fato, tratar esses pacientes de uma forma bem lúdica”. Ele ainda ressalta que o grande diferencial do evento é que é feito com os alunos e pelos alunos, pois são eles que preparam e organizam todo o material a ser apresentado, inclusive toda a metodologia da apresentação.
A pedagoga do Núcleo de Apoio ao Docente e Discente (Nadd), Patrícia Gomes Leal, enfatizou que toda ação, de caráter metodológico e pedagógico, é importante para o aumento do universo de conhecimento dos alunos. “Atividades como estas, que estão dentro do contexto das metodologias ativas, como seminários, em que os alunos têm a oportunidade de expressar as suas pesquisas e tudo aquilo que estudaram ao longo de um determinado período, fortalecem ainda mais a aprendizagem deles, assim o ensino se torna muito mais eficaz”.
A convidada e palestrante do III Seminário, profa. Ma. Perla Lopes, conta que os eventos disciplinares despertam a curiosidade dos alunos sobre determinados temas, pois eles desenvolvem um empenho maior, pesquisam mais e estudam mais ainda. “É legal sempre trazer alguém de fora com um tópico um pouco mais diferenciado, pois facilita o aprendizado e traz outras perspectivas. Então eventos como esses ampliam o leque de conhecimento dos alunos em vários sentidos, e são importantes tanto para o curso quanto para a instituição, e isso é muito válido.”, disse.
Dentro do Seminário, também aconteceu a I Mostra Científica da disciplina de Fisiopatologia e Dietoterapia que é um momento em que os alunos do curso de Nutrição puderam demonstrar resumos de trabalhos científicos sobre a temática dos agravos digestivos. A acadêmica do curso de Nutrição, Leandra Costa, disse que o evento, no geral, agregou muito conhecimento a todos os presentes. “Adorei ter participado do evento. Consegui tirar muitas dúvidas em algumas áreas específicas da temática e isso, com certeza, me deu uma maior amplitude dentro e fora da sala de aula a respeito dos tratamentos nutricionais dos agravos digestivos”.