Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

20 de junho de 2017, 19:57 - Por Assessoria de Comunicação

Acadêmicos do campus Imperatriz participam de capacitação de líderes

Os representantes de turmas da Universidade Ceuma, campus Imperatriz, participaram, no dia três de junho, de uma capacitação de líderes promovida pelo Núcleo de Apoio ao Discente e ao Docente (NADD). O evento teve como objetivo orientar os acadêmicos acerca dos aspectos relacionados à liderança na sala de aula e a relação interpessoal na universidade valorizando-lhes, assim, a participação de forma democrática e significativa.

Segundo a coordenadora do NADD, professora Ma. Aurea Gianna Azevedo Nobre, o líder de sala vai além de responder pela turma perante diversos setores da universidade: ele tem o papel de gerir problemas, ser responsável, criativo, comprometido, entusiasta, agir com ética e valorizar os princípios da universidade para saber distinguir os anseios pessoais das solicitações da turma.

“Nesta formação de líderes, trabalhamos com eles questões do regimento institucional, que tratam dos direitos e deveres do aluno; as normas que regulamentam a atuação do representante de turma junto ao CEUMA e uma oficina mais prática com algumas atitudes comportamentais que todo líder deve ter”, explica Aurea Azevedo.

Para a pedagoga do NADD, Suely Costa Mendes, as habilidades sociais trabalhadas nesta capacitação muito servem para o ambiente acadêmico, profissional e pessoal, devido eles aprenderem a lidar melhor com situações do dia a dia. “É muito importante que os acadêmicos consigam lidar melhor com as situações que demandam resiliência, habilidades de comunicação e empatia para serem assertivos nos momentos de dificuldades e gerenciamento de conflitos. Com estas orientações, eles poderão regular o controle emocional e praticar o autoacalmar-se, analisando a situação antes de agir” explica.

Suely Mendes ainda destaca a importância dos alunos serem os disseminadores de informação. “Eles serão multiplicadores desta informação que receberam hoje e, a expectativa é que consigam transmitir os aspectos abordados e isto melhore a comunicação e o relacionamento entre os discentes e a universidade, refletindo de maneira positiva no dia a dia da turma”.