Projeto Escola de Postura movimentou o semestre letivo no curso de Fisioterapia
Com o objetivo de prevenir os desvios posturais de crianças com faixa etária de 10 anos, em escolas da rede pública e privada da capital, os acadêmicos do 6º e 7º períodos do curso de Fisioterapia da Universidade Ceuma realizaram, durante o semestre letivo, através de uma peça teatral, o “Projeto Itinerante: Escola de Postura”.
Na última apresentação do semestre, a peça recebeu a temática, “As Heroínas da Boa Postura”, com a participação das personagens infantis: Mulher Maravilha, Mulher Gato, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e Dora Aventureira, que foram devidamente caracterizadas pelas acadêmicas envolvidas no projeto.
O projeto foi dividido em três etapas: Na primeira foi realizada uma peça teatral elaborada pelos alunos, com o intuito de passar informações sobre boa postura, orientações sobre o uso da mochila, além de hábitos posturais nas escolas; Na segunda etapa, os discentes aplicaram o Instrumento para Avaliação Postural (IAP), assim como um questionário com informações relacionadas a postura, bem como a avaliação do Índice da Massa Corpórea (IMC), hábitos de vida como a prática de atividade física fora da escola, presença e intensidade de dor nas costas, o Teste de Adams para avaliação da Escoliose, entre outras variáveis, que são fundamentais para apuração de dados, que geram pesquisa científica realizada pelos acadêmicos que participam do projeto; E na última etapa, foram aplicados exercícios terapêuticos e alongamentos para manutenção da postura.
Através dos questionários, aplicados para melhor desenvolver a pesquisa sobre a temática abordada, é comum encontrar resultados fora do padrão, como explica a Profa. Ma. Érica Silva Martins, responsável pelo projeto. “O uso incorreto da mochila pode favorecer o aparecimento de desvios posturais como escápulas aladas, elevação e protusão dos ombros, assim como as escolioses, que são comuns nessa faixa etária. A meta é prevenir e tentar minimizar os desvios posturais que podem ter início na infância”.