Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

3 de agosto de 2017, 20:28 - Por Assessoria de Comunicação

Autonomia do estudante é tema de Encontro Pedagógico em Imperatriz

Nos dias 31 de julho e 01 de agosto, a Universidade Ceuma, campus Imperatriz, realizou o Encontro de Educadores tratando do tema: Desenvolvendo competências estratégicas para autonomia cognitiva / metacognitiva do aluno em sala de aula. A programação teve como objetivo reunir toda a comunidade docente (direção, coordenações de curso, professores e demais envolvidos), que, juntos, são responsáveis por refletir a respeito dos trabalhos desenvolvidos com vistas à formação profissional do discente da instituição.

A abertura do Encontro de Educadores foi realizada pelo gestor do campus, professor Me. Sylvio Rogério Santos, que deu as boas vindas aos docentes e abordou temas como as rotinas da universidade e políticas de bom relacionamento. Representando os coordenadores, a Profa. Ma. Milena Sousa Freitas apresentou aos professores iniciantes da instituição os documentos legais que orientam as atividades acadêmicas (plano de aula, plano de trabalho, as resoluções do CEUMA e avaliação dos alunos).

A coordenadora do Núcleo de Atendimento Docente e Discente (NADD), Profa. Ma. Aurea Gianna de S. Azevedo apresentou aos presentes as atividades que o núcleo vai desenvolver com os docentes e discentes neste segundo semestre de 2017.

Com o tema “Desenvolvendo competências estratégicas para autonomia cognitiva / metacognitiva do aluno em sala de aula”, a pedagoga do NADD, Suely Mendes, discorreu a respeito dos aspectos relevantes da mediação dentro e fora da sala de aula e a importância desta para a construção do conhecimento do aluno, além de suas variadas inter-relações em toda a comunidade acadêmica.

“Este tema foi escolhido para contribuir com a dinâmica pedagógica do professor no dia-a-dia da sala de aula, passando a dispor de, mais ferramentas para repassar os conteúdos”, disse. Suely Mendes destacou ainda que este momento foi essencial para que o professor inicie o semestre renovado, repensando sua didática pedagógica utilizada em sala de aula.