Alunos representam Engenharia Ambiental em mega-evento internacional de Química
Um representativo grupo de alunos de Engenharia Ambiental e do Mestrado em Meio Ambiente apresentou trabalhos científicos no maior evento internacional de Química, o 46º World Chemistry Congress, da União Internacional de Química Pura e Aplicada, a IUPAC. O evento, de repercussão mundial foi pela primeira vez sediado no Brasil, em paralelo à 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, de 9 a 14 de julho, em São Paulo-SP. Os alunos Ingrid Santos Gonçalves, Juliana Martins dos Santos e Rodrigo Vieira Blasques assinaram os títulos “Synthesis, molecular characterization and evaluation of antimicrobial activity of triazenes“, “Synthesis and characterization of ceramic composite SiO2/C/Sm2O3 “ e “The influence of tides on the phosphorus content in the low course of Mearim River”.
O conjunto das pesquisas contemplou parte dos projetos de iniciação científica desses alunos que ganharam a colaboração de um seleto elenco de professores da Universidade Ceuma e a orientação dos Professores Dr. Paulo Cesar Villis e Dr. Fabricio Brito. Estou imensamente grata pela confiança que a Universidade Ceuma tem depositado em mim, principalmente, para representá-la em um evento como este. Participar desse encontro vai contribuir de forma significativa para a minha formação profissional”, disse a aluna Juliana Martins. “O estudo deste novo material foi muito minucioso. Buscamos desenvolver um sensor eletroquímico para a detecção de agrotóxicos em amostras ambientais. Estou muito grata pela oportunidade de participar de um evento científico desse porte”,completou ra aluna Ingrid Gonçalves.
Os preceptores das pesquisas foram:Professor José Renato Matos Sucupira Cunha, da Engenharia de Petróleo; Professoras Wolia Gomes, Maria Raimunda Silva e Rita de Cássia de Miranda, do Mestrado de Meio Ambiente. Da Universidade Federal do Maranhão, a contribuição partiu das Professoras Gilvanda Silva Nunes e Patrícia de Maria Figueiredo.Também participaram do Congresso os mestrandos de Meio Ambiente José Costa Sampaio Filho e Diego Rosa dos Santos, e do curso de Engenharia Ambiental, as alunas participantes foram Juliana Sales dos Santos e Janailde Costa Fernandes. Além deles, outros alunos representaram instituições públicas, além da própria UFMA. As pesquisas foram desenvolvidas da Universidade Ceuma que, por meio de Edital, patrocinou a participação dos alunos no renomado Congresso internacional. Outro apoiador foi a FAPEMA.
Com o tema “Sustentabilidade e Diversidade através da Química”, o evento reuniu autoridades mundiais com toda sorte de expertise em pesquisa aplicada à ciência química.É o caso do Professor Sir J. Fraser Sotddart, da Northwestern University, nos Estados Unidos. No currículo, nada menos que o prêmio Nobel 2016. E ainda a cientista Ada E. Yonath, do Weizmann Institute of Science de Israel, outro prêmio Nobel, em 2009. O cientista Robert Huber, do Max Planck Institute of Biochemistry, na Alemanha, também prêmio Nobel em 1988; Clare Grey, da University of Cambridge, no Reino Unido, David MacMillan, da Princeton University, nos Estados Unidos, Mei-Hung Chiu, da National Taiwan Normal University, de Tawain, só par citar algumas celebridades que prestigiaram o Congresso. “