‘Semeando na Escola” atrai recursos de programas ambientais do Estado
Em setembro, foi o lançamento da logomarca e das peças gráficas do “Semeando na Escola”. Agora, a ideia na área de Educação Ambiental (EA) ganha força total no trabalho de campo que começou em Arari, cidade-piloto do Projeto. Coordenada pelo Professor Dr. Flávio Moraes, de Engenharia Ambiental da Universidade Ceuma, a iniciativa objetiva aprimorar metodologias para reforçar a conscientização de alunos e da população para reduzir impactos negativos gerados na região.
Segundo o Coordenador, o Projeto avança em ritmo acelerado com a supervisão da engenheira ambiental Elaine Silva, formada na Universidade Ceuma. E abrange duas áreas: a EA informal, nas comunidades ribeirinhas e vulneráveis que habitam a região do baixo Mearim, e EA formal, essa com turmas até o 9º ano do ensino fundamental. Essas atividades têm parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, além do Programa de Apoio à Popularização da Ciência e Tecnologia, da UEMA. “Em ambos os casos, usamos modelos de metodologia ativa para se proporem atividades inerentes aos problemas encontrados nas comunidades.”, explica o Professor.
Prova da credibilidade do “Semeando…” são os aportes financeiros que tem recebido por anos seguidos. Desde 2013, conta com o apoio da FAPEMA e da Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (Edital nº 030/2013 FAPEMA / REBAX. Depois, recebeu recursos do Programa de Apoio à Popularização da Ciência e Tecnologia (Edital nº 005/2015, Universidade de Todos Nós, e, atualmente, é custeado pelo Programa “Tecnologias Sociais” (Edital nº 06/2015 TECS. O projeto gráfico coube a cinco alunos do curso de Design: Herbet Machado, Ismael Rodrigues, Ingrid Brenda Lobato, Tainã de Assunção Lopes e Maciel Jinkings Silva. O “Semeamndo na Escola” inclui ainda alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Design, Jornalismo, e Publicidade/Propaganda da Universidade Ceuma.