Abertura da Jornada Oncológica
A Fundação Antonio Jorge Dino (FAJD) em parceria com a Coordenadoria de Extensão da Universidade Ceuma promoveu, nos dias 23, 24 e 25 de maio, a Jornada Oncológica, com o tema “Prevenção e Tratamento”. O evento aconteceu no Campus Renascença.
A Fundação Antonio Jorge Dino (FAJD) em parceria com a Coordenadoria de Extensão da Universidade Ceuma promoveu, nos dias 23, 24 e 25 de maio, a Jornada Oncológica, com o tema “Prevenção e Tratamento”. O evento aconteceu no Campus Renascença.
A Jornada fez parte das comemorações, que foram realizadas durante todo o mês de maio, em homenagem ao centenário de nascimento do médico maranhense, Antonio Jorge Dino, que travou durante toda sua vida profissional uma luta incansável no combate ao câncer em todo o Estado do Maranhão.
Na abertura foram prestadas homenagens a Antonio Jorge Dino, a qual contou com a presença do reitor Marcos Barros, alunos das diversas áreas da Saúde, familiares, amigos e admiradores do trabalho do médico e político.
O coral da Fundação Antonio Jorge Dino, composto por voluntários, pacientes e funcionários da instituição, agraciaram as presentes com o hino do Estado e toadas de bumba-boi conhecidas do público maranhense.
Logo após, um vídeo descrevendo a trajetória de vida de Antonio Dino foi exibido aos convidados, conferindo um toque de nostalgia ao local e dando confirmação à importância do legado deixado por ele.
Emocionado, o consultor da Universidade Ceuma, José Maria Cabral Marques, amigo de Antonio Dino, deu início aos discursos, relembrando os momentos em vida ao lado de Antonio Jorge Dino: “Dino foi motivo de inspiração, médico e político, de vida intensa, de temperamento forte, vocação e bom-humor, de uma lealdade inigualável e de extremo compromisso com a sua profissão,”disse.
“Diante do exposto, podemos perceber que a trajetória de Antonio Dino é extensa e bela. E mais ainda: devemos perceber que o maior legado são os valores ensinados na prática e perpetuados. Posso dizer que convivo com um pedacinho dele, na figura da neta, Alice Dino, acadêmica da instituição, que traz justamente os valores aqui defendidos. A Universidade Ceuma fica honrada em fazer parte desse momento tão importante para a família e para a sociedade maranhense”, externou-se o Prof. Marcos Barros, reitor da Instituição.
O diretor do Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belo (IMOAB), Dr. Flávio Roberto, disse daimportância da Jornada:
“O objetivo é trazer experiências profissionais relacionadas com aquilo que é feito de mais moderno no tratamento oncológico em pacientes. Na verdade, será um compartilhamento de ideias, com a troca de vivências, direcionado ao tratamento e combate multiprofissional do câncer”.
Ainda foram lançados dois livros. Um pelo jornalista Paulo Acrisio Figueiredo, uma biografia do médico (e político) Antonio Jorge Dino, que reconstitui a trajetória de uma vida intensa, a partir de relatos de amigos, familiares e contemporâneos. A sucessão de fatos recuperados pela memória dos entrevistados revela episódios curiosos, onde se destacam o temperamento, a vocação, o bom humor inabalável, a lealdade e o compromisso de um homem com a profissão e, sobretudo, com a integridade.
Outro destaque é o livro “Câncer e laços afetivos” da professora Helena Rúbia de Santana Botelho. Proporciona que traz ao leitor os diversos aspectos que circundam o câncer e o processo do adoecer. Apresenta, numa linguagem simples e didática, a importância dos laços afetivos no enfrentamento da doença e seu desfecho, ressaltando ainda, a importância do trabalho realizada por uma instituição na batalha contra o câncer.
Compuseram a mesa de honra do ato solene, Silvia Jorge Dino, filha de Antonio Dino, representando a viúva e presidente da Fundação Antonio Jorge Dino, Enide Moreira Lima Jorge Dino; o reitor da Universidade Ceuma, Marcos Barros, José Maria Cabral Marques,consultor da Universidade Ceuma e amigo pessoal de Antonio Dino, o jornalista Paulo Acrisio Figueiredo,escritor do livro/biografia :“Antonio Dino – cônica de uma vida”, a professora e escritora, Helena Rubia, autora do livro : “Câncer e laços afetivos’, ambos lançados na noite de homenagens, além do diretor técnico do Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Bello– IMOAB,Flavio Roberto,e José Generoso da Silva, administrador-chefe do IMOAB.