Professor participará do 12º World Maxibasketball Championship
O atleta maranhense e professor do curso de Educação da Universidade Ceuma, Eduardo Macieira, um dos maiores nomes do basquetebol maranhense de todos os tempos, teve sua carreira coroada com a terceira convocação para integrar a Seleção Brasileira de Basquetebol Master +50, que participará do 12º World Maxibasketball Championship, a ser realizado de 12 a 21 de julho deste ano, na cidade de Thessaloniki, Grécia.
O atleta maranhense e professor do curso de Educação da Universidade Ceuma, Eduardo Macieira, um dos maiores nomes do basquetebol maranhense de todos os tempos, teve sua carreira coroada com a terceira convocação para integrar a Seleção Brasileira de Basquetebol Master +50, que participará do 12º World Maxibasketball Championship, a ser realizado de 12 a 21 de julho deste ano, na cidade de Thessaloniki, Grécia. A convocação da Federação Brasileira de Basquetebol Master (FBBM) não surpreendeu o atleta, que nas competições da categoria vinha se apresentando dentro de um bom padrão. As convocações anteriores foram para os Campeonato Mundiais de 2003 em Orlando nos Estados Unidos e de 2011 em Natal, no Brasil.
Sem esconder sua confiança, Eduardo disse esperar corresponder plenamente a confiança que lhe foi depositada pela comissão técnica da FBBM, que reconheceu sua qualidade técnicas nas diversas competições de âmbito nacional que participou nos últimos cinco anos. “Agora só me resta trabalhar forte, treinar diariamente, estudar e me atualizar com o basquete máster. Mas, valendo-me da experiência que tenho de tanto tempo dentro de quadra como atleta e técnico, vou tentar ganhar a confiança do técnico, dos companheiros para depois conquistar meu espaço no quinteto titular”, afirmou.
“Tenho certeza da responsabilidade que foi posta em meus ombros. O Maranhão sempre foi muito bem representado na modalidade, desde os tempos de Silvana Teixeira, Rachel e mais recentemente de Iziane Marques e agora de Maria Cláudia, na Seleção Sub-19. Peço que Deus me abençoe para que eu possa me sair bem como foram todas estas feras que citei”, disse.
Carreira – Eduardo Macieira sempre despertou a atenção de todos pelo seu alto nível técnico. No início de carreira na década de 1970, era considerado um grande craque das quadras maranhenses de sua geração. Sua história o tempo não apagará, mesmo porque muitos companheiros da época, nunca irão esquecê-lo.
“Tenho a consciência que fui um bom atleta. Agradeço a todos que me aplaudiram jogando pelas equipes do Divina Pastora, Dom Bosco e Colégio Meng na disputa dos Jogos Escolares Maranhenses com o inesquecível Ginásio Costa Rodrigues inteiramente lotado. Tenho saudade daquela época”, disse Eduardo.
Fora da área esportiva, Eduardo jogou por vários clubes maranhenses. No Pará, defendeu o Paysandu e a Tuna Luso. Em São Paulo, jogou pela Ferroviária de Pindamonhangaba.
Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão, Eduardo é técnico e professor da disciplina de basquetebol na Universidade Ceuma.
O irmão Fábio Barroso não escondeu sua alegria pela convocação de Eduardo para a Seleção Brasileira Master. “Nunca é tarde para se ser feliz e a vez de Dudu chegou. Estou torcendo pelo sucesso dele e de todo o grupo na competição. Espero o título”, expressou Fábio.
Exemplo – Eduardo deixou uma mensagem aos futuros atletas. “Espero que a minha terceira convocação para a Seleção Brasileira sirva de exemplo e incentivo para os atletas da atual e das futuras gerações, compostas por homens e mulheres que a prática esportiva é sempre saudável em qualquer tempo e com qualquer idade. A minha terceira vez chegou depois dos 50 anos e estou muito feliz”.
Homenagem – “Com esta convocação, a terceira para a Seleção Brasileira, faço do fundo do meu coração, com todo o sentimento de minha alma, uma homenagem aos meus pais Eduardo Lopes Macieira (in memoriam) e Martha Ferreira Macieira, e aos meus filhos, Isabella Serra Martins Macieira, 20 anos, Isadora Serra Martins Macieira, 13 anos, (filhas de Samy Cristina Serra Martins), João José Garcia Macieira (filho de Maria Raimunda Garcia) e Eduardo Padilha Macieira, 3 anos (filho de Thalita Adrianne Padilha)”, expressou.