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27 de junho de 2013, 20:47 - Por Conteudo Digital

Estudante desenvolve Projeto de Robótica Educacional

A estudante Debora Stefanello, do 5° período do curso de Sistemas de Informação, desenvolve um projeto direcionado para a Robótica Educacional, orientada pelo coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sistemas e Tecnologia da Informação, Prof. Dr. Will Almeida. A aluna utiliza um Kit robótico como ferramenta de aprendizagem no desenvolvimento entre a robótica e a educação, envolvendo as mais variadas temáticas, como Matemática, Ciências, Línguas, Ciências Sociais, Computação, eletrônica entre outras.

IMG_1926A estudante Debora Stefanello, do 5° período do curso de Sistemas de Informação, desenvolve um projeto direcionado para a Robótica Educacional, orientada pelo coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sistemas e Tecnologia da Informação (NuSTI), Prof. Dr. Will Almeida. A aluna utiliza um Kit robótico como ferramenta de aprendizagem no desenvolvimento entre a robótica e a educação, envolvendo as mais variadas temáticas, como Matemática, Ciências, Línguas, Ciências Sociais, Computação, eletrônica entre outras.

 O objetivo é estimular o aluno a ser mais investigativo, crítico e criativo, além de motivá-lo na obtenção de conhecimento por meio da relação de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdiciplinaridade entre os conceitos adquiridos em aula e a prática implementada em uma aplicação robótica.

O kit robótico possui um conjuntos de peças, como motores e sensores, utilizados juntamente com uma placa (Shield) Arduino.  O Arduino é uma plataforma de computação open-source baseado em uma simples placa com entradas e saídas tanto digitais como analógicas. Este possui um ambiente nativo de desenvolvimento que implementado utilizando a Linguagem C. Esta plataforma é muito usada por artistas, designers, entre outros, uma vez que permite criar objetos e ambientes interativos.

 Segundo Debora, a importância é levar aos alunos e professores um meio inovador e diferente de se aprender e enriquecer o conhecimento, além de transformar um método completamente teórico em uma conciliação com a prática a fim de melhorar o desempenho destes, quer seja individualmente ou trabalhando em equipe, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

 De acordo com o Prof. Will Almeida, a metodologia empregada consta inicialmente de uma aula teórica de forma a inserir os conceitos básicos sobre robótica e sua relação de interdisciplinaridade. Após este momento parte-se para o desenvolvimento prático por meio de uma plataforma robótica onde são aplicados os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Dessa forma, o aluno poderá aprender em conjunto com a robótica, em especial nas disciplinas de programação e lógica, onde a partir da teoria aprendida os mesmos poderão executar na prática esse conhecimento”, frisou.