Dia Mundial da Arquitetura – 1 de julho
Em um dado período da pré-história, o homem utilizou matérias como pedras e paus para produzir instrumentos de caça. Em virtude do clima e necessidades básicas a exemplo da alimentação, passaram a construir pequenas fogueiras, cozer alimentos e a vestir roupas feitas com couro de animais. O homem, após aprender a executar tarefas no solo colhendo alimentos para o seu próprio sustento, passou a fixar a sua moradia. A partir daí, aldeias e vilas foram sendo construídas e, com o tempo, transformadas em cidades.
Em termos de Arquitetura, por necessidade, as povoações que moravam próximas aos rios, construíram as palafitas, edificadas sobre pilotis ou estacas resistentes para que, caso houvesse inundação, a habitação não sofresse danos. Os megalíticos, monumentos imensos de pedras, como o Stonehenge, localizado na planície de Salisbury, no Sul da Inglaterra, eram utilizados para fins religiosos, simbólicos e funerários.
A palavra Arquitetura provém do grego arkhitekton que significa “mestre de obras, obreiro-chefe”. Arkhein, “comandar, dirigir” e tekton, “construtor, artesão, carpinteiro”. Depois passou para o latim architectus e, assim, chegam à língua portuguesa. Arquitetura é a arte de projetar e edificar ambientes habitados pelo homem. Está associada diretamente à organização do homem no seu espaço, principalmente o espaço urbano.
A Universidade Ceuma parabeniza todos os profissionais da área de Arquitetura!