Vagas abertas para o curso de Biomedicina
A Universidade Ceuma abriu inscrições para o curso de Biomedicina, sendo oferecidas 50 vagas para o turno matutino e 50 vagas para o noturno.
A Universidade Ceuma abriu inscrições para o curso de Biomedicina, sendo oferecidas 50 vagas para o turno matutino e 50 vagas para o noturno. O curso permite ao Biomédico, como profissional a serviço da Saúde e da Ciência, adquirir conhecimento teórico e instrumentalização técnica de forma que se torne competente a assumir responsabilidades técnicas, planejar e executar estudos, projetos ou pesquisas científicas, dominar avanços tecnológicos e reconhecer as possibilidades de ampliação do mercado de trabalho.
Segundo o coordenador do curso, Prof. Me. Wallace Borges Pachêco, durante o curso, o aluno é preparado para ser um profissional biomédico dotado de conhecimentos e habilidades que lhe possibilitem comunicação, liderança, atenção à saúde, à gestão administrativa, à tomada de decisões e à educação permanente.
Mercado de Trabalho
A Biomedicina é uma carreira ampla e com mercado de trabalho diversificado. Atualmente, abrange 29 áreas de atuação autorizadas, bem como está em ampliação constante, sendo que as duas principais áreas de atuação são a docência/pesquisa e as Clínicas.
Outras áreas de atuação são banco de sangue, onde o biomédico realizará todas as tarefas, com exceção da transfusão; análises ambientais, onde fará as análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente; indústriais, para trabalhar com soros, vacinas e reagentes; comércio, em que assumirá a responsabilidade técnica para as empresas que comercializam produtos, excluídos os farmacêuticos; para laboratório de análises clínicas, tais como produtos de diagnósticos, químicas, reagentes, bacteriológicas e Citologia oncótica (citologia esfoliativa); análises bromatológicas, onde realiza análises para aferição de qualidade dos alimentos.
O coordenador explicou que o mercado de trabalho para o Biomédico poderá ocorrer nos setores público e privado, colaborando para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, família e comunidade e no magistério superior, atuando para a área da saúde, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais.