Coordenadora participará de evento internacional
A Coordenadora do curso de Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde, Profª. Drª. Cristina Maria Douat Loyola, será palestrante na conferência Health Informatics Conference 2013 (HIC), com o tema “Digital Health Service Delivery – The Future is Now (Informática em Saúde: Prestação de Serviços de Saúde Digital – O Futuro é Agora)”.
A Coordenadora do curso de Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde, Profª. Drª. Cristina Maria Douat Loyola, será palestrante na conferência Health Informatics Conference 2013 (HIC), com o tema “Digital Health Service Delivery – The Future is Now(Informática em Saúde: Prestação de Serviços de Saúde Digital – O Futuro é Agora)”. O evento acontecerá de 15 a 18 de julho, e será realizado na cidade de Adelaide, em Austrália.
A professora abordará o tema “Work and Evaluation Plan: A tool to improve the primary care for pregnant women, puerperal women and dual mother-baby in Maranhão-Brazil”. O objetivo desta palestra consiste em dissertar sobre um projeto de redução da mortalidade infantil e pré-natal, que é aplicado no Maranhão. Esta, por sua vez, será pautada em uma revista australiana de saúde.
O HIC, é uma conferência de Informática em Saúde realizada na Austrália desde agosto de 1993, e foi criado com o intuito de promover e defender atividades de informática de saúde. Esse evento visa reunir todas as áreas da saúde e facilitar a colaboração destes em projetos de Informática, assim como também pretende juntar aqueles no âmbito do setor de informática de saúde, uma vez que muitos não têm ciência de trabalhar esse assunto.
Segundo a Drª Cristina Maria Douat Loyola, o objetivo da palestra se resume a diminuir a mortalidade infantil em países em desenvolvimento. “Este trabalho visa reduzir a mortalidade infantil no período do pré-natal até 28 dias, no qual esse fato é mais frequente. A mortalidade infantil no Brasil caiu muito até 1 ano por conta das vacinas que a criança toma em 2 ou 3 meses. De cada 10 crianças que morrem ( mortalidade de menor de 1 ano) 7 falecem no período até 28 dias, e por causas evitáveis”, explicou.
Sobre a Coordenadora Cristina Maria Douat Loyola
É enfermeira psiquiatra pela Instituição Anna Nery da UFRJ em 1979.
Mestra em Ciências Políticas.
Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ.
Pós-doutora em Álcool e outras drogas pela University of Toronto – Canada.
Professora livre docente em Enfermagem psiquiátrica na UNIRIO.
Foi professora titular pela UFRJ e atualmente leciona na Universidade Ceuma.
Recebeu o prêmio Gente que Faz da Organização Pan-Americana (OPAS/OMS) em 2006 pelo projeto Viva a Vida, desenvolvido no Maranhão, onde treinou 10.000 agentes comunitários em saúde para atender à população em saúde mental.
Foi contemplada com o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), no Gabinete da Presidência da Republica, em 2012, pela presidenta Dilma Rousseff, em virtude do projeto “Cuidando do Futuro – redução da mortalidade infantil em 10% em 17 municípios do Maranhão nos anos de 2009 e 2010”.
Ganhou o Prêmio Living Lab, também pelo projeto Cuidando do Futuro, pela European Network of Living Lab (ENOLL) recebido na Bélgica em maio de 2012.
Escreveu três livros: “Os dóceis corpos do hospital – um estudo sobre as relações de poder no hospital”, “O parentesco imaginário – representações sociais sobre a loucura” e “O risco e o bordado – um estudo sobre formação da identidade profissional da enfermeira”, dentre eles, 15 capítulos de livros.
Orientou mais de vinte dissertações de mestrado e dez de doutorado
Publicou muitos artigos científicos.