Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

31 de julho de 2013, 15:04 - Por Conteudo Digital

Estudante desenvolve projeto com a Tecnologia de Realidade Aumentada

O estudante do curso Sistemas de Informação e estagiário do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da Universidade Ceuma, Vital Lima, do 5° período, desenvolve projeto com a tecnologia da Realidade Aumentada, orientado pelo coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sistemas e Tecnologia da Informação (NuSTI), Prof. Dr. Will Ribamar Mendes Almeida.

O aluno Vital Lima e o Prof. Dr. Will Almeida

O aluno Vital Lima e o Prof. Dr. Will Almeida

O estudante do curso Sistemas de Informação e estagiário do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da Universidade Ceuma, Vital Lima, do 5° período, desenvolve projeto com a tecnologia da Realidade Aumentada, orientado pelo coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sistemas e Tecnologia da Informação (NuSTI), Prof. Dr. Will Ribamar Mendes Almeida. O objetivo é melhorar a didática em sala de aula, utilizando elementos tridimensionais na metodologia disciplinar.

O projeto foi desenvolvido depois de estudos sobre a tecnologia da realidade aumentada e seu funcionamento. Contando com pesquisas sobre o desenvolvimento de aplicações em linguagens de programação e modelagens de objetos 3D em um programa de computador. O projeto foi testado em vários cursos de Informática básica durante esse período.

Segundo o aluno, o funcionamento dessa tecnologia é realizado por meio da utilização de uma camera, que reconhece o identificador padrão (marcador-figura em formato de código), e é utilizada para a aplicação reconhecer onde deverá ser mostrado o elemento tridimensional. “Em sala de aula o aluno deve apontar o marcador em direção a camera e automaticamente uma imagem tridimensional deverá aparecer no mesmo lugar do marcador”, especificou.

Inicialmente o projeto foi desenvolvido para atender a todos os estudantes, independentemente do nível de escolaridade. “Ao perceber a necessidade que o aluno tem de interpretar o conteúdo dado em sala de aula, foi analisada a possibilidade de se desenvolver este projeto que possibilita a utilização de elementos tridimensionais para melhorar abstração e o interesse dos alunos em sala de aula”, ressaltou Vital.

De acordo com o Prof. Will Almeida, a utilização dessa tecnologia em sala de aula representa uma nova forma de interação do aluno com o conteúdo proposto, tornando visual conceitos e ideias que antes foram forjados somente na imaginação. “A realidade aumentada é uma tecnologia multissensorial baseadas em recursos multimídia em tempo real, que possibilitam a criação de ambientes enriquecidos com objetos virtuais  (parcialmente artificiais), ou totalmente artificiais. Assim, o foco do aluno se torna muito mais evidente tornando seu interesse em sala de aula mais produtivo, garantindo uma maior abstração do conteúdo proposto”, explicou.