Dia dos Pais – Segundo domingo de agosto
Há diversos relatos acerca da origem do Dia dos Pais. Acredita-se que a primeira homenagem explícita aconteceu em Babilônia, há 4 mil anos, quando um jovem babilônio chamado Elmesu confeccionou um cartão de argila para o seu pai, desejando saúde, vida longa e sorte. Entretanto o registro mais atual aconteceu em 1909, na cidade de Spokane, no qual William Jackson Smart, ex-combatente da guerra civil, criou seus seis filhos após perder sua esposa durante o parto. No mesmo ano, em 19 de junho, foi comemorado o primeiro Dia dos Pais, em homenagem ao William, difundindo-se para o estado de Washington e assim tornou uma festa nacional em todos os Estados Unidos. A data foi oficializada em 1972, pelo presidente americano Richard Nixon.
Países como Portugal, Espanha e Itália comemoram o dia baseado em tradições religiosas e culturais, por serem tradicionalmente católicos. Na Alemanha, os pais são homenageados no dia da ascensão de Jesus Cristo, celebrado em 23 de fevereiro. A Rússia também comemora nesse mesmo dia, o dia do defensor da pátria. Nos países como a África do Sul, a Índia e o Chile a data é solenizada no terceiro domingo de junho.
No Brasil, o dia foi implantado por Roberto Marinho que objetivava incentivar o comércio, consequentemente, faturar com o jornal “O Globo”. Comemora-se o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto. O publicitário Sylvio Bhering sugeriu a primeira celebração no dia 14 de agosto, no qual se comemora o Dia de São Joaquim, patriarca da família Bhering.
A Universidade Ceuma parabeniza todos os pais.