Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

6 de setembro de 2013, 20:35 - Por Conteudo Digital

Aluno de Gastronomia ficou em 2° lugar no concurso Melhor PF do Brasil

melhorpfsiteRafael Bruno Moreira, aluno e monitor do 2º período do curso de Gastronomia da Universidade Ceuma, ficou em segundo lugar no concurso Melhor Prato Feito do Brasil, com o prato “mariscada com pargo grelhado”. O resultado foi divulgado na quarta-feira (04).

O prato elaborado por Rafael Bruno e pelo chef de cozinha Marcelo Rios, que representa um restaurante de Pedreiras, leva na receita pargo grelhado, salada de brócolis, couve-flor, cenoura e arroz com mariscos. É a segunda vez que o estabelecimento chega à final – no ano passado também ficou em segundo lugar – e só a participação do concurso já impactou o movimento de clientes. “Se eu vendia 70 refeições antes, hoje vendo de 180 a 200”, comentou o proprietário Marcelo Rios, ansioso pelo resultado. Este prato é vendido a R$ 10.

Segundo Rafael, o curso de Gastronomia da Universidade Ceuma veio pra somar conhecimentos já adquiridos e aprendidos na sala de aula como o uso adequado das técnicas de cocção. “Com a ajuda do Coordenador do Curso de Gastronomia, Prof. Wadih Aboud, pude elaborar um prato com a cara do nosso Maranhão. Já tínhamos a mariscada e o pargo grelhado no cardápio, então, pensei em unir os dois. A receita foi uma mistura do nosso sururu, do camarão, carne de caranguejo, a patinha e o filé de pargo grelhado”, explicou.

Os cinco finalistas de diversas regiões do País foram avaliados por sete jurados, nas categorias conceito, harmonia dos ingredientes, criatividade, visual, paladar, olfato e equilíbrio nutricional. Entre as condições estava ser um PF com ingredientes típicos brasileiros e custar até R$ 30”.

O Concurso teve por objetivo estimular a criatividade culinária dos participantes por meio do envio e confecção de receitas culinárias de pratos principais, típicos da Gastronomia popular brasileira. Os restaurantes vencedores ganharão mais de 100 mil em prêmios, a serem investidos em empreendimentos como cursos e utensílios de cozinha, reformas, entre outros.