Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

7 de setembro de 2013, 07:00 - Por Conteudo Digital

Independência do Brasil – 07 de setembro

7desetembroA Independência do Brasil é um dos acontecimentos mais importante pois representa o fim da monarquia e a conquista da autonomia política.

Historicamente, devido às Revoluções que estavam acontecendo na Europa, a família Real Portuguesa decidiu mudar-se para o Brasil. Este episódio foi de suma importância para iniciar as justificativas da Independência. Quando D. Pedro pisou em terras brasileiras, tratou logo de cumprir acordos firmados com a Inglaterra, pois comprometeu defender Portugal das tropas de Napoleão Bonaparte e acompanhar a Corte Portuguesa ao litoral brasileiro. Antes da chegada à capital colonial, o rei português realizou a abertura de portos brasileiros às demais nações mundiais.

 Sob o ponto de vista econômico, tal ação foi vista como um “grito de independência” no qual a colônia brasileira não estaria mais presa ao comércio imposto pelo antigo pacto colonial. Mudanças como reformas urbanísticas realizadas na cidade do Rio de Janeiro pelo Dom João VI, promoveu um embelezamento jamais vista em nenhuma capital colonial até então.

Em 1822, D Pedro I recebeu uma carta de Lisboa, exigindo o seu retorno à Portugal, entretanto ele correspondeu negativamente e proclamou o Dia do Fico. Após esta data, D. Pedro tomou diversas medidas que desagradaram a metrópole, como convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, pois preparava para anunciar a Independência. O príncipe viajou para Minas Gerais e para São Paulo afim de acalmar os setores da sociedade em virtude do que estava acontecendo. Em uma de suas viagens, D Pedro recebeu outra carta de Portugal exigindo que anulasse todas as suas pretensões. No dia 7 de setembro de 1822, já em São Paulo, próximo ao riacho do Ipiranga, D. Pedro levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte !”e marcou a Independência do Brasil.