Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

10 de setembro de 2013, 21:31 - Por Conteudo Digital

Reitor recebe alunos contemplados com o Programa de Bolsas Ibero-Americanas

bolsasreuniao

A Universidade Ceuma realizou uma reunião com os alunos que foram contemplados com o Programa de Bolsas Ibero-Americanas, lançado pelo Banco Santander, no dia 5, às 17h, na Sala dos Conselhos.

O Programa de Bolsas Ibero-Americanas foi criado em 2011 e seguirá até 2015, como resultado do III Encontro de Reitores em Guadalajara, no México, em 2010. Esta iniciativa foi lançada com o objetivo de estreitar o relacionamento entre os estudantes e as universidades dos dez países participantes. Durante cinco anos, o Programa proporcionará a mais de 15 mil alunos de graduação a experiência de mobilidade internacional em todo o mundo.

As 110 universidades participantes do Programa de Bolsas Ibero-Americanas foram responsáveis por selecionar os jovens que receberam bolsa-auxílio no valor equivalente a 3.000 euros para estudar, durante um semestre, em um dos países participantes, a saber, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai, Peru, Porto Rico e Portugal. A bolsa auxílio semestral será utilizada para cobrir as despesas com hospedagem, alimentação, transporte e outras necessidades durante os estudos.

A Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais da Universidade Ceuma, Profª Drª. Elizabeth Fernandes, falou da importância do Programa para a formação profissional e pessoal dos estudantes de graduação das mais diversas áreas da universidade.

“O programa oferece uma oportunidade única de intercâmbio acadêmico e cultural entre países Ibero-Americanos, pelo qual os alunos selecionados serão capazes de vivenciar a vida acadêmica de uma universidade estrangeira e consequentemente tornar-se-ão disseminadores dos conhecimentos adquiridos no Brasil para o exterior e vice-versa. Além do impacto direto sobre os alunos selecionados, este programa proporciona a propagação de conhecimentos entre professores das instituições envolvidas”, explicou.

Segundo o aluno do 4º período do curso de Medicina, Bruno Campêlo de Andrade, é de suma importância, pois proporciona conhecimento contribuindo para a formação acadêmica. “Participar do Programa de Bolsas Ibero-Americanas, ir para Portugal é uma oportunidade ímpar de ampliar meus conhecimentos, vivenciar outra realidade cultural e de ensino. Assim como representar a Universidade Ceuma, ampliando o intercâmbio cultural, científico e acadêmico da Instituição”, afirmou.

Misael Mendes Rocha Júnior, aluno do 8º período do curso de Direito, também expressou a sua satisfação em ter sido selecionado pelo Programa. “Acredito que o conhecimento não tem fronteiras e como aluno e integrante do centro acadêmico de Direito, sempre lutei por projetos de mobilidade internacional. Parabenizo a Universidade Ceuma pelo engajamento científico internacionalizado”, disse.

Para Bruno Anderson, também aluno do 8° período do curso de Direito, o Programa proporcionou uma oportunidade acadêmica e profissional, pois propicia o crescimento pessoal. “O Programa de Bolsas Ibero-Americanas trata-se de uma oportunidade única, afinal, não é apenas uma viagem e sim, uma chance de representar os brasileiros e todos os maranhenses, bem como a própria Universidade Ceuma. Agradeço a Instituição e ao banco Santander por essa parceria firmada que abriu um mundo de oportunidades”, assim se externou.