Conheça o Projeto Uniceuma sem fronteiras
O projeto “Uniceuma sem fronteiras” investe no envelhecimento de qualidade através de um programa voltado para a terceira idade, de caráter multicêntrico, assumindo o desafio de contribuir para a inclusão social do cidadão de faixa etária igual ou acima de 60 anos.
Destaca entre os seus objetivos o de contribuir para a compreensão do lugar e do papel da pessoa idosa na sociedade, desenvolvendo atividades físicas intelectuais, culturais, criativas e expressivas, assim como estabelecendo, novas relações sociais dessa pessoa com a vida, além de propiciar o redescobrimento e o renascimento da sua alegria de viver com qualidade.
Um grupo de mais de 30 idosos, majoritariamente mulheres, aprende a manusear o computador. Durante as aulas, eles aprendem funções básicas de Informática, como acessar a Internet, digitar texto, enviar e-mail e navegar nas redes sociais. Além de aulas de hidroginástica, participam de ginástica localizada, alongamento, musculação e outras.
Profª Me. Karla Castro Soares, coordenadora do curso de Fisioterapia da Universidade Ceuma e idealizadora do projeto, atua na coordenação desde agosto de 2010. Narra que, quando o projeto surgiu, o envelhecimento ainda era cheio de estereotipias, mitos e exclusões. “A sociedade não percebia que o país estava envelhecendo e que os idosos poderiam constituir-se num elo de conhecimento fantástico entre uma geração e outra ”, afirma.
A aposentada Diolinda Fonseca, de 77 anos, está muito feliz em poder participar do projeto e ter bem-estar e maior qualidade de vida. “Não gosto de ficar em casa e aqui a convivência é muito boa. É uma terapia para a idade. Tem coisas que eu não lembro mais e aprendo de novo. Eu gosto de todas as aulas”, disse.
Maria do Socorro Garcia, de 71 anos, participa do projeto há 4 anos, e se deu tão bem nas aulas que resolveu ficar. “Antes me sentia sem incentivo, mas desde que entrei na Universidade fiz amigos e aprendi muito”, disse.
Participam do projeto os cursos de Fisioterapia, que oferece Ginástica Doce e Hidroterapia com os professores Erivânia Oliveira e Marcelo Bogéa Vaz; o curso de Educação Física com condicionamento físico para a terceira idade sob a condução do professor e Personal Trainner Bruno Bavaresco; Terapia Ocupacional com oficinas de memória acompanhados pela professora Ozires e o curso de Sistema de informações com inclusão digital na figura do professor Dr. Will Almeida.
De acordo com a Profª. Karla Castro, os alunos de áreas afins têm participado do projeto acompanhando as atividades e desenvolvendo pesquisa junto a essa população, o que tem favorecido a sua formação profissional e sentido de humanização.
O projeto terá um caráter permanente, iniciando-se a cada início de período letivo, com os inscritos iniciando seu período letivo juntamente com os alunos. As atividades acontecem nas dependências da Universidade Ceuma, Campus Renascença, nas clínicas, academia e laboratório de Informática, pela parte da manhã, de segunda a sexta-feira, no horário de 7h30 às 9h30.
Outra participante assídua é Giselda Lima de Sousa, de 81 anos. Ela chegou há 2 anos para o projeto. Giselda Lima de Sousa quase não falta às duas aulas semanais, no período da manhã. “Só vou parar quando não puder mais andar. As aulas ajudam a cabeça e o corpo a ficar sempre boas. Minha saúde é ótima. Não sinto dor em nada”, disse.
Os interessados poderão inscrever-se pelo e-mail uniceumasemfronteiras@gmail.com.