I Congresso de Saúde e Bem-Estar do Maranhão reuniu áreas da Saúde
No período de 10 e 11 de outubro, realizou-se no Espaço Renascença, a abertura do I Congresso da Saúde e Bem-Estar do Maranhão. Para o pró-reitor acadêmico, Prof Jorge Leite, o encontro foi um sucesso. “Atingimos o principal objetivo traçado, que era aproximar a Universidade de órgãos da Saúde e garantir o acesso efetivo aos serviços públicos oferecidos no Maranhão”, afirmou.
O secretário adjunto estadual de Saúde, Prof. José Márcio Leite, apontou a importância de eventos dessa natureza por se tratar de matéria tão específica, na qual a atuação precisa ser coordenada, organizada por todos os órgãos envolvidos. “A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já tem uma atuação extremamente marcante na área da saúde, e nosso compromisso é investir cada vez mais nessa atuação”.
O secretário municipal de Saúde de São José de Ribamar, Sr. Rodrigo Valente, esteve presente à abertura do evento com a coordenadora do centro odontológico da cidade balneária, Dejanira Assis, compartilhando experiências. O dirigente disse da importância da descentralização das ações na área da Saúde para o interior. “Com isso, nós reduzimos custos e possibilitamos que os usuários do SUS sejam atendidos na região onde residem, com eficiência, agilidade e humanização”, frisou.
A mesa redonda com os gestores de saúde pública, que teve como tema “Políticas Públicas de Saúde e Bem-Estar”, foi dirigida pela professora do curso de Odontologia da Universidade Ceuma, Márcia Cuenca.
I Congresso da Saúde e Bem-Estar do Maranhão pela primeira vez reuniu em um único evento os profissionais dos cursos de Biomedicina, Biologia, Educação Física, Enfermagem, Estética, Farmácia, Fisioterapia; Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional. E entre os temas abordados: Políticas Públicas de Saúde e Bem-Estar, Saúde do Idoso, Saúde do Homem e da Mulher, Saúde do Trabalhador, Saúde Vocal, Saúde Mental e Saúde Bucal.
O Encontro trouxe grandes especialistas do Brasil para debater temas que avaliam as melhores condições para a manutenção da saúde e do bem-estar.