Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

22 de outubro de 2013, 22:30 - Por Conteudo Digital

Estão abertas as novas inscrições do Programa Ciência Sem Fronteiras

cienciasemfronteriaA Profª Drª. Elizabeth Fernandes informa que estão abertas até o dia 29 de novembro de 2013 as inscrições para seleção de candidatos ao Programa Ciência sem Fronteiras.  As novas Chamadas Públicas serão destinadas aos alunos que possuem interesse em participar de graduação sanduíche na Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia. As inscrições são realizadas pelo site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf, no qual o estudante também terá acesso aos editais e a maiores informações. A previsão para o início das atividades no exterior é em julho de 2014.

O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa tanto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), quanto do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes -, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. Ele tem como objetivo promover a consolidação, expansão e internacionalização da Ciência e Tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O programa é voltado para os alunos que têm um bom desempenho acadêmico, caracterizado pelos critérios de excelência, como a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), premiação em programas de iniciação científica e tecnológica, olimpíadas, concursos temáticos, etc. A duração das atividades no país estrangeiro varia de seis meses a um ano. Entre as atividades do programa, o aluno deverá fazer um estágio obrigatório, além de cursar as disciplinas na instituição de destino. O estudante aprovado receberá uma bolsa de estudos mensal, um auxílio material didático e um seguro saúde.

O Programa oferece bolsas paras as seguintes áreas e temas: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa, com ênfase em produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Formação de Tecnólogos, nas áreas e temas listados nos itens anteriores.