NADD desenvolve projeto para facilitar ensino-aprendizagem dos alunos
O Núcleo de Apoio ao Docente e ao Discente (NADD) está desenvolvendo o Projeto de Extensão: Desenvolvimento de Habilidades para o comportamento de estudo em alunos com dificuldades de aprendizagem na Universidade Ceuma, sob responsabilidade da Profª. Cristiane Fonseca.
Os alunos envolvidos na elaboração e execução do projeto: Isaac Viana, Jennifer Stefanie, Vanussa Cantanhede, Renata Cavalcante, Tereza Manpetit e Teonio Lima, todos do curso de Psicologia, têm o objetivo de construir e aplicar um programa de intervenção que favoreça o desenvolvimento de habilidades específicas que facilitem o processo de ensino- aprendizagem em alunos com dificuldade de aprendizagem.
Segundo a coordenadora, o desenvolvimento do projeto teve como fator motivador a crescente demanda de alunos com dificuldades acadêmicas atendidas pelo NADD nos dois últimos anos. “A experiência em tais atendimentos nos ajudou a perceber que na maioria dos casos, os insucessos estavam relacionados a déficits nos repertórios comportamentais chamados pró-saber, ou seja: alunos que não tiveram a oportunidade de aprender a estudar. Portanto, a importância da pesquisa está na ideia de se pensar uma formação acadêmica consistente”, esclareceu.
Além disso, a proposta tem uma característica importante: o envolvimento de alunos do curso de Psicologia em pesquisas aplicadas, pois esses discentes participaram desde a sua concepção, passando pela execução das atividades, e permanecerão até a análise dos resultados e divulgação em eventos científicos (a proposta já foi aprovada para apresentação no Seminário Internacional de Habilidades Sociais, que acontecerá em Niterói no final de novembro), o que contribuirá não só para a formação de bons profissionais, mas, acima de tudo, para a formação de pesquisadores.
Como participar
A pesquisa será realizada junto a alunos da Universidade Ceuma, Campus I, que procuraram o NADD, ou foram a este encaminhados, por apresentarem déficits de habilidades nos comportamentos pró-saber. Nesta primeira etapa do projeto, serão selecionados 24 alunos, divididos em três grupos, de acordo com a disponibilidade de horário. Qualquer aluno, devidamente matriculado na Instituição poderá participar das entrevistas de triagem.
Atividades desenvolvidas
As atividades a serem desenvolvidas envolvem o treino de habilidades específicas por meio de técnicas como Role Playing, técnica que permite a informalidade e assegura a participação psicológica do indivíduo e do grupo; elimina as inibições e facilita a comunicação, dinâmicas, palestras, oficinas e workshop.
Para saber mais, basta clicar no link http://www.ceuma.br/portal/2013/09/conheca-o-projeto-nadd-itinerante/