XX Jornada Jurídica do Curso de Direito da Universidade Ceuma é realizada com sucesso de público
A vigésima edição da Jornada Jurídica do Curso de Direito da Universidade Ceuma foi marcada pela qualidade da programação e pelo sucesso de público. Durante três dias, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos por meio de três grandes conferências, duas palestras, onze minicursos, lançamento de livros de docentes da Universidade Ceuma, I Mostra de Poesias Jurídicas, II Concurso de Artigos, II Mostra Científica, com a premiação dos melhores trabalhos acadêmicos e a entrega de camisas aos alunos Top Five do campus Renascença que estiveram presentes no evento. A jornada aconteceu no período de 29 a 31 de outubro, no Hotel Luzeiros, com o tema “Estado, Direito Penal e Segurança pública: perspectivas para a efetividade do controle social”.
A abertura, no dia 29, contou com a presença da Exma. Sra. Ministra do Superior Tribunal de Justiça, Dra. Assusete Magalhães, que proferiu a conferência “A jurisprudência penal do Superior Tribunal de Justiça”. Participaram ainda desse momento o coordenador científico da XX Jornada Jurídica, Prof Dr. Roberto Carvalho Veloso e o Desembargador Federal, Reynaldo Soares da Fonseca, do TRF da 1ª Região, além da presença de autoridades do Poder Judiciário federal e estadual.
No dia 30, das 9h às 12h, ocorreram a II Mostra Científica do Curso de Direito (Salão Igarité I) e o II Concurso de Artigos Científicos (Salão Igarité II). Ainda, às 18h, o lançamento dos livros dos professores, Dr. Roberto Carvalho Veloso, intitulado “Crimes tributários”, Prof. Esp. Edson José Travassos Vidigal, intitulado “Poder de Polícia” e do Prof.Me. Luigi Lo Monaco com os títulos “Direito ao Trabalho Decente” e “Ateísmo Moderno”. Neste dia o Prof. Dr. Marco Aurélio Florêncio Filho da Mackenzie/SP também ministrou palestra.
A programação do evento foi encerrada na quinta-feira (31), com a Premiação do II Concurso de Artigos e II Mostra Científica. Em seguida, houve a Conferência “Políticas Públicas de segurança no Brasil do Século XXI”, ministrada pelo Prof. Dr. Ricardo de Brito Freitas, Doutor em Direito, Professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco e Professor de Direito Penal da Faculdade Damas da Instrução Cristã e Procurador da Justiça Militar.
Para a aluna do Campus Anil, Amanda Thayane, o evento é uma oportunidade de conhecer e interagir com profissionais únicos do Direito. “Este ano, com a presença ilustre da nossa Excelentíssima Ministra do Superior Tribunal de Justiça, Dra. Assusete Magalhães, tivemos a chance de ouvi-la falar sobre a jurisprudência penal do STJ. Sem dúvidas, eu, como estudante de Direito, não tenho palavras para descrever o imenso prazer em vê-la e ouvi-la pessoalmente discutir um tema controverso e importante para a coletividade. Não posso deixar de comentar sobre a relevância dos minicursos ministrados por pessoas com uma carga de conhecimento alta que transmitiram um pouco da sua experiencia e saber de forma simples e concisa. Com muito orgulho e com muita gratificação participei da Comissão Organizadora deste importante evento. Junto com o pequeno grupo de colegas trabalhamos incansavelmente com muito entusiasmo para que tudo saísse conforme o planejado, como todo evento de grande porte houve contratempos, porém nada que comprometesse a qualidade do evento em si. Contudo, nada que a equipe unida não conseguisse solucionar”, declarou
O Coordenador Geral do Curso de Direito, Prof. Me. João Luciano Matos, destacou o êxito do evento, “Faço um balanço positivo da XX Jornada Jurídica, considerando a expressiva participação discente e o alto nível científico de toda a programação. Agradeço a participação dos docentes do Curso de Direito na realização dos minicursos, das palestras, orientação e avaliação dos trabalhos científicos, assim como decisiva aatuação da Comissão Docente organizadora, especialmente ao Coordenador Científico do evento, Prof. Dr. Roberto Veloso e as Coordenadoras do Núcleo de Atividades Complementares, Profa. Me. Cristiane Caldas e Profa. Me. Débora Oliveira. Agradeço, ainda, o significativo apoio do Reitor e do Pró-Reitor de Graduação, respectivamente, Prof. Me. Marcos Barros e Prof. Me. Jorge Leite. Finalmente, agradeço aos alunos dos Campi Renascença, Cohama e Anil que prestigiaram o nosso evento.”