Congresso será encerrado com debate sobre sustentabilidade
Evento que começou terça-feira, na Universidade Ceuma, reúne alunos e profissionais de engenharia, arquitetura, design e sistemas de informação.
A sustentabilidade será o tema discutido hoje, último dia do I Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, que está ocorrendo desde terça-feira (19), no Campus Renascença da Universidade Ceuma. No encerramento do evento, a mesa redonda terá a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente, Victor Mendes, da pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão Flávia Mochel e do consultor do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Henrique Oliveira. Haverá ainda palestras sobre temas como Revitalização Urbana em Megacidades, Criatividade, Aplicação de dispositivos móveis na educação, entre outros.
Segundo o pró-reitor de Graduação da Universidade Ceuma, Jorge Leite, o objetivo do evento é discutir temas relevantes em diversas áreas profissionais e promover a integração entre os nove cursos abrangidos pelo congresso. “Decidimos agregar os cursos de Engenharia, Arquitetura, Design e Sistemas de Informação porque entendemos que esses cursos têm muito a ver com inovação e tecnologia, considerando que todas as áreas do conhecimento sempre precisam ter um foco também na sustentabilidade”, destacou.
Relacionado à exploração bem sucedida de ideias, o conceito de inovação norteou as discussões do primeiro dia do evento logo em sua mesa redonda de abertura, que teve a presença do professor doutor da PUC do Rio de Janeiro Mauro Speranza, da country mananger da Hitachi, Vivian Manso, e do doutorando e professor de engenharia do CEFET do Rio de Janeiro Sérgio Libanho. A programação teve ainda minicursos (Resíduos Tecnológicos; Algorítimo básico; Blocos e pisos de concreto, Planilha eletrônica, Mapeamento de riscos de saúde e segurança e Utilização do software Hidro para a outorga de água), visitas técnicas e exposição de trabalhos.
Na programação de ontem a tecnologia foi o principal tema debatido, por meio de mesas redondas e minicursos sobre Robótica, Projeto de Móveis e Geomática aplicada à Engenharia Civil. Também foram realizados cursos sobre Bioindicadores; Gestão de operações em serviços; O biodiesel e o seu processo de obtenção – uma abordagem química e Desenvolvimento de jogos com Ethanon.