Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

27 de novembro de 2013, 19:40 - Por Conteudo Digital

Universidade Ceuma realizou I Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade

Evento organizado pela instituição, que ocorreu no período de 19 a 21 de novembro, teve a participação de estudantes e profissionais de cursos das diversas áreas de Engenharia, Arquitetura, Design e Sistemas de Informação.

prof

Prof. José Araruna Jr. da PUC-RJ

Reunir estudantes e profissionais de várias áreas do conhecimento para discutir três temas relevantes na atualidade foi um dos objetivos do I Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, realizado no período de 19 a 21 deste mês, no Campus Renascença da Universidade Ceuma. Onze cursos da instituição estiveram envolvidos na realização do evento – entre os quais das áreas de Engenharia (mecânica, elétrica, civil, ambiental, entre outras), Arquitetura, Design e Sistemas de Informação.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Jorge Leite, o congresso foi uma demonstração de como funcionará a realização de eventos acadêmicos da Universidade Ceuma no próximo ano. “Não desconhecíamos que o primeiro é sempre mais difícil, mas a gente entendia que era importante começar. Decidimos agregar os cursos de Engenharia, Arquitetura, Design e Sistemas de Informação porque entendemos que esses cursos têm muito a ver com inovação e tecnologia, considerando que todas as áreas do conhecimento sempre precisam ter um foco também na sustentabilidade. Temos 3.500 alunos nessas áreas e conseguimos oferecer uma gama de atividades para todos esses cursos em um único evento. A partir do ano que vem, não teremos mais jornadas individuais, teremos quatro grandes eventos e esse será um deles”, destacou.

Para o professor Sérgio Silva, coordenador do curso de Engenharia e um dos organizadores do congresso, a avaliação é bastante positiva por causa das discussões que ocorreram durante três dias. “Hoje não é possível se falar em inovação, tecnologia e sustentabilidade de forma dissociada. A Universidade Ceuma buscou trazer os melhores profissionais, com atuações de destaque nas suas áreas, agregando conhecimento aos nossos universitários e aos profissionais dessas áreas”, ressaltou.

Entre os principais temas discutidos na programação do congresso, a palestra Revitalização das Mega Cidades, ministrada pelo professor Dr. José Tavares Araruna Júnior, da PUC do Rio de Janeiro, foi um dos destaques do último dia. Para ele, os três conceitos que nortearam o congresso podem contribuir com a revitalização dessas cidades com mais de 10 milhões de habitantes. “O uso de tecnologias inovadoras poderão minimizar os investimentos em infraestrutura, ao mesmo tempo que amenizarão os problemas relativos à habitação, saúde, trânsito e educação. O conceito de sustentabilidade está muito arraigado ao bem-estar social e a engenharia tem muito a contribuir. Nos Estados Unidos, a Associação Americana de Engenharia Civil tem desenvolvido ferramentas de análise de ciclo de vida para tornar o desenvolvimento da infraestrutura sustentável”, explicou.

Outros destaques da programação foram as palestras: A Aplicação de Dispositivos Móveis na Educação, ministrada pelo professor Celso Tatizana, de São Paulo, que explicou como transformar esses dispositivos em aliados na sala de aula, tornando as aulas mais dinâmicas e o aprendizado mais eficaz; e a professora Cláudia Costa e Silva, de Portugal, que destacou a importância da educação ambiental, exemplificando com a experiência da cidade portuguesa de Barcelos.

Engenharia – Uma das discussões mais relevantes do congresso foi sobre o exercício e a regulação da Engenharia no Maranhão, que ocorreu na primeira noite do evento e teve a presença do presidente do Sindicato do Engenheiros do Maranhão, Berilo Silva; do superintendente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MA), Jorge Rego e do presidente do Crea Júnior, o estudante de engenharia elétrica Samuel Ribeiro Maia. Na ocasião, os estudantes aproveitaram para tirar dúvidas sobre o papel do Crea, além da realidade do mercado de trabalho para os engenheiros.

Para o engenheiro civil e coordenador do curso do Uniceuma, Marcos Aurélio, o mercado de trabalho para esses profissionais vem se aquecendo nos últimos 15 anos. “Com o crescimento da construção civil no Maranhão, estamos tendo vagas para vários profissionais. Uma prova dessa demanda do mercado de trabalho é a abertura de novos cursos. Há 15 anos só tínhamos no Maranhão o curso de Engenharia na Uema. Hoje temos em várias outras faculdades, o que mostra a necessidade de profissionais nessa área”, destacou.

Minicursos – O I Congresso de Inovação e Tecnologia também foi um espaço para que os universitários pudessem aumentar seus conhecimentos por meio de minicursos. No primeiro dia, foram realizados os minicursos de Resíduos Tecnológicos, Algorítimo básico, Blocos e pisos de concreto, Planilha eletrônica Mapeamento de riscos de saúde e segurança e Utilização do software Hidro para a outorga de água.

No segundo dia, os participantes puderam participar dos cursos de Bioindicadores; Gestão de operações em serviços, O biodiesel e o seu processo de obtenção – uma abordagem química, Desenvolvimento de jogos com Ethanon, Monitoramento ambiental, Introdução ao Arena aplicado à Pesquisa Operacional, Sensoriamento remoto na prospecção de gás e petróleo, Petróleo e gás – origem, exploração e perspectivas no Maranhão, Fotografia para Design e Sketchup Básico

No último dia do congresso foram realizados os cursos de Desenvolvimento territorial, Refino de petróleo, Casas Inteligentes, Introdução ao MS-Project, Sensoriamento remoto na prospecção de gás e petróleo, Petróleo e gás – origem, exploração e perspectivas no Maranhão e Informática aplicada ao Projeto de Móveis.

O evento também foi uma oportunidade para que os universitários pudessem vivenciar um pouco a realidade de grandes empresas, por meio de visitas técnicas, entre as quais à Transpetro, ao Predimix e à Base de Alcântara.