Abertura das Olimpíadas Ceuma 2014
Abertura das Olimpíadas Ceuma 2014
Com a participação de estudantes, docentes e funcionários, o curso de Educação Física da Universidade Ceuma realizou a cerimônia de abertura das Olimpíadas Ceuma 2014. O evento aconteceu no dia 17 de outubro, às 19h, no Ginásio Poliesportivo, no campus Renascença da Instituição.
O objetivo é integrar os alunos de todos os cursos, além de buscar revelar e selecionar atletas para integrar as equipes esportivas da Universidade.
Foi realizado o desfile das delegações participantes de diversos cursos, entre eles Arquitetura, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Nutrição e outros.
A aluna-atleta Márcia Fernanda, do 5° período de Educação Física, entrou na quadra carregando a Tocha Olímpica e, com calorosa salva de aplausos, seguiu com a tradicional corrida para acender a Pira Olímpica. O Juramento do atleta também foi feito por essa participante.
Ao som do Hino Nacional foram hasteadas as bandeiras da Universidade Ceuma, do Maranhão e do Brasil. A abertura oficial dos jogos foi realizada pelo reitor, Prof. Marcos Barros, que comentou sobre a importância da participação dos estudantes no evento e da junção da educação com o esporte. Logo em seguida, foi a vez do grupo de dança do projeto Medida Certa realizar uma apresentação.
Ao final da cerimônia ocorreram os jogos de abertura, o futsal feminino entre as equipes Athenas x Golpe e futebol masculino entre as equipes União Física x Bagaça.
O coordenador do curso de Educação Física, Prof, Fabiano Furtado, deu as boas vindas a todos os atletas participantes e disse do espírito esportivo que os estudantes deverão ter com seus colegas, além de afirmar o evento se constitui hoje como um dos grandes eventos do calendário acadêmico da Instituição. “Aqui, nós temos a verdadeira integração entre todos os cursos que fazem parte dessa Universidade. É uma oportunidade de estar promovendo Saúde, Bem Estar, Qualidade de Vida e, acima de tudo, é uma oportunidade de nós consolidarmos a formação integral do nosso educando, para que eles possam sair um pouco da sua rotina, da sala de aula, da sua rotina. E o esporte dá essa oportunidade de inclusão, de forma que esse ano nós superamos todas as expectativas de 600 participantes, tivemos uma abertura belíssima mostrando a força da nossa Universidade no Esporte e na Cultura”, afirmou.
Para o professor do curso de Educação Física e um dos organizadores das Olimpíadas, Bruno Bavaresco, jogos universitários sempre foram para confraternização entre os alunos e essa é uma oportunidade de continuar uma tradição saudável na Universidade.
“O esporte também ajuda a reunir as unidades que participam. Temos um cenário propício para que o esporte se desenvolva e as Olimpíadas aconteçam”.
Mais de 500 estudantes/atletas, professores e funcionários se inscreveram nas modalidades de futsal (masculino e feminino), vôlei (masculino e femino), basquete (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino) e futebol (masculino), atletismo e natação.
Em breve será divulgada a programação dos jogos.