Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

30 de maio de 2014, 14:42 - Por Conteudo Digital

Acadêmico desenvolve software para nutricionistas acompanharem a alimentação diária de seus pacientes

DSC_1989

Prof. Dr. Will Almeida, o aluno Rafael Freitas e a Prof.ª Me. Rosângela Sousa

Proporcionar um acompanhamento mais efetivo da rotina alimentar de pacientes em tratamento nutricional por meio de um sistema web/mobile, tudo em tempo real. Essa é a função do aplicativo NutriMobile de Acompanhamento Nutricional desenvolvido pelo aluno do 8º período de Sistemas de Informação da Universidade Ceuma, Rafael Freitas Quixabeira, orientado pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Will Almeida, em parceria com a coordenadora do curso de Nutrição, Prof.ª Me. Rosângela Sousa.

O projeto foi desenvolvido para atender a profissionais liberais ou clínicas de Nutrição para o acompanhamento de seus pacientes. A pesquisa se propõe a fornecer mecanismos tecnológicos para profissionais de nutrição no auxilio as suas rotinas clínicas além de um acompanhamento mais próximo de seus pacientes.

 O sistema é utilizado por nutricionistas e seus pacientes. Por meio de um sistema web o profissional poderá cadastrar pacientes, consultas, dietas e visualizar as rotinas diárias de cada paciente. O paciente poderá, por sua vez, acessar todas as consultas e dietas já cadastradas pelo seu nutricionista utilizando o seu smartphone, além de registrar suas rotinas alimentares onde quer que esteja.

 Para desenvolver o software o aluno fez um levantamento dos principais aplicativos de auxílio clínico e acompanhamento nutricional.  Em seguida realizou uma série de entrevistas com profissionais de Nutrição, a fim de coletar funcionalidades desejáveis. Com base nas funcionalidades coletadas com os profissionais, através das entrevistas, ele pesquisou quais recursos computacionais poderiam ser utilizados para a construção do sistema. Por fim, desenvolveu a primeira versão do sistema e o avaliou por meio de testes, além de ter buscado um feedback de nutricionistas sobre sua eficiência.

De acordo com a Prof.ª Me. Rosângela Sousa, o aluno teve o cuidado e zelo para que, construindo esse software e fazendo essa associação com a Nutrição, houvesse a possibilidade do paciente tornar-se mais colaborativo com os cuidados que ele precisa ter com o seu tratamento. “Ele passa a conhecer melhor a sua situação alimentar e precisará ter cuidado para não ultrapassar sua cota de calorias e/ou suas restrições alimentares, o que seria algo monitorado diariamente pelo nutricionista e caso fosse necessário faria a intervenção antes do retorno previsto (30 dias) . No retorno às consultas do profissional de saúde o aplicativo tornará mais fiel tanto o diagnóstico quanto a performance da dieta sugerida ao paciente”, afirmou.

Uma versão trial estará disponível em breve. Aguarde mais informações.