Administração promove “feira de negócios” no campus Anil
Todos os anos, o “Projeto Interdisciplinar de Administração” movimenta centenas de alunos, professores e coordenadores dos campi Anil e Deodoro, mais o curso EAD. Nessa quarta, 9 de novembro, a partir das oito da noite, o sucesso se repetiu na área de vivência do campus Anil, sede do evento. Pela tarde, doze equipes de alunos do 4º ao 6º período já tinham montado seus estandes para apresentar o resultado de meses de trabalho.
O Projeto funciona assim: eles elegem uma empresa local, geralmente, micro ou pequena, e oferecem uma espécie de consultoria para avalia-la e recomendar aos proprietários o que precisa ser ajustado no negócio. O objetivo é aplicar os fundamentos de disciplinas, como planejamento estratégico, gestão de RH ou administração financeira. No dia do evento, que toma forma de “feira de negócios”, os grupos são avaliados com critérios que vão de regular a excelente.
À noite, mais quatro equipes apresentaram “cases” de empresas maranhenses nos nichos de instalação elétrica e equipamentos; gastronomia; turismo e lazer. Por volta das nove e meia da noite, a área de vivência já estava lotada com a visitação de mais de cem pessoas, inclusive, de outros cursos, que percorreram os estandes, fizeram perguntas aos expositores, assistiram às apresentações e ainda ganharam de brinde a degustação de bolos e salgados. Uma delas, inclusive, fez sorteio de bolos caseiros.
Para a Professora Luciana Menezes, coordenadora-adjunta das unidades Turu e Deodoro, o Projeto, que é obrigatório a todos os períodos, consolida dois pontos fundamentais para os futuros administradores de empresas: a participação e a integração, inclusive, entre os cursos presenciais e o EAD. “O trabalho dá a visão de conjunto para prática. Quando conhecem o problema da empresa, eles saem do geral para o específico e conseguem identificar o gargalo e qual disciplina precisam utilizar “, explicou ela, que acompanhada pelo coordenador-adjunto de EAD, Professor Halbert Ferreira, foi a responsável pela avaliação das equipes. Segundo eles, a tendência é de que o evento cresça e ganhe notoriedade, já que a repercussão dessa quarta-feira foi muito maior que a do ano passado.