Aluno desenvolve jogo para auxiliar na aprendizagem de crianças autistas
Aluno desenvolve jogo para auxiliar na aprendizagem de crianças autistas
O nível de desenvolvimento da aprendizagem do autista geralmente é lento e gradativo, mas, de acordo com pesquisas, os jogos digitais exercem grande fascínio e influência sobre crianças que dedicam horas do seu dia nesta brincadeira. Levando-se em consideração esse fascínio por jogos e pensando em estimular o aprendizado de crianças com necessidades especiais em fase de alfabetização, o aluno do 6° período de Sistemas de Informação, Christopher Lobo, desenvolveu um jogo educativo intitulado de Motiva. O estudo faz parte do Núcleo de Pesquisa em Sistemas e Tecnologia da Informação da Instituição (NusTI), orientado pelo Prof. Dr. Will Almeida, em parceria com a fisioterapeuta, Profa. Me. Natália Gaspar.
O aluno Christopher Lobo conta que o projeto foi desenvolvido inicialmente para a criança com espectro autista, mas poderá ser utilizada por qualquer criança dita normal, pois tanto a metodologia quanto a estratégia educacional utilizadas visam desenvolver na criança um repertório de palavras e objetos de forma descontraída e divertida.
O objetivo do jogo Motiva é de propiciar um ambiente que auxilie o desenvolvimento e evolução de pessoas com necessidades especiais em fase de alfabetização. A ideia é melhorar a capacidade cognitiva e motora da criança autista; e não somente isso: também de aperfeiçoar a capacidade de observação, análise e concentração de cada criança auxiliando no aprendizado de formas, letras, números e palavras.
De acordo com a professora, são diversas as características comportamentais que podem ser apresentadas por autistas, tais como distúrbios do relacionamento, distúrbios da fala e linguagem, distúrbios no ritmo de desenvolvimento, distúrbios da motilidade e distúrbio da percepção. O projeto, através de estímulo visual e motor, estimula a coordenação motora fina, ritmo, continuação de movimento, integração visual e sensorial inicialmente. “Posteriormente utilizaremos para comunicação e aprendizagem tais como sensação de sede, fome, sono. As de aprendizagem são múltiplas, letras, formas, números. Tudo de forma intuitiva, simples e rápida”, explicou.
Sobre o jogo
O jogo é desenvolvido para tablets e smartphones, com o propósito voltado inteiramente a educação da criança autista. O jogo tem uma interface gráfica atrativa e intuitiva facilitando a “jogabilidade” da criança. Neste jogo há três atividades que a criança pode escolher, envolvendo uso de letras, animais e formas, cada uma destas atividades trabalha com uma habilidade e competência a ser desenvolvida.
Na tela incial é apresentada a Interface do jogo com a logomarca (MOTIVA) e um botão (Play) para dar início ao jogo. Em seguida é apresentada uma tela de seleção que permite ao usuário escolher uma entre as opções de jogos disponíveis para começar a atividade, também foi posicionado um botão que volta (Voltar) para a tela inicial, caso o usuário desista de jogar.
Ainda na Tela de Seleção de jogos do MOTIVA onde o primeiro jogo é denominado Descobrindo as Formas, o segundo é o Labirinto de Comida e o terceiro é Montando a Figura. São um conjunto de atividades que visão promover o desenvolvimento e associações entre figuras semelhantes/diferentes, concentração, raciocínio lógico, percepção visual, coordenação motora e noção espacial.
O Prof. Dr. Will Almeida ressalta que é importante perceber, também, a capacidade normativa que os jogos digitais exercem sobre seus usuários. Para que a vitória seja alcançada, ou novas fases sejam conquistadas, é necessário que regras sejam lidas, interpretadas, compreendidas e seguidas com iniciativa, criatividade e rigor. Tais características são essenciais na aprendizagem e no desenvolvimento da criança.
O jogo estará disponível em breve no Google Play para baixar, e é compatível com celulares e tabletes com sistema Android.
Mais
O projeto foi premiado no II Congresso de Inovação, A segunda edição do Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, que reuniu os cursos de Engenharia Civil, de Petróleo, Ambiental, de Produção, Sistemas de Informação, Design, Arquitetura e Gestão Ambiental, teve como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas realizados por alunos e professores da Instituição, bem como incentivar a pesquisa e realizar discussões pertinentes ao tema. O evento aconteceu de 10 a 14 de novembro, no campus Renascença, e contou com mais de 1700 participantes e mais de 60 trabalhos foram apresentados.