Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

9 de outubro de 2013, 21:35 - Por Conteudo Digital

Aluno desenvolve projeto para analisar a vulnerabilidade das redes sem fio nos shoppings de São Luís

shoppingsO aluno Arlley Carlos Carneiro, do 8º período do curso de Sistemas de Informação e integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sistemas e Tecnologia da Informação (NuSTI), coordenado pelo Prof. Dr. Will Almeida, da Universidade Ceuma, desenvolveu um projeto junto com os principais shoppings de São Luís, com o intuito de analisar a vulnerabilidade das redes sem fio e orientar os usuários sobre os riscos a que estão expostos ao utilizar esse tipo de rede.

A informação é um ativo de grande valor para pessoas e empresas, sendo devidamente utilizada e protegida contra riscos e ameaças. Com isso, surge a Segurança de Informação, com a função de proteger e preservar as informações que trafegam em sistemas e redes, utilizando os cinco pilares que compõem a segurança em TI: Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade, Não Repúdio e Autenticidade.

Utilizando um notebook com sistema operacional Linux e empregando a técnica Wardriving, o discente capturou os sinais e pacotes dos respectivos shoppings, apresentando assim as características de cada um dos pontos. Desenvolveu também um cenário com ferramentas específicas para realizar testes de invasões em redes sem fio com protocolos variados. Com o resultado dos testes, foi realizado um levantamento de todas as redes em cada um dos cinco grandes shoppings da capital com as suas respectivas informações. Após os quantitativos das redes e seus protocolos terem sido analisados, houve uma análise dos resultados, chegando-se à conclusão sobre o nível de segurança das redes nesses locais.

Verificou-se que, das 533 redes sem fio mapeadas, 313 (59 % do total geral) utilizam criptografia WAP2, ou seja, possuem um bom nível de segurança. “A análise de vulnerabilidade de redes tem por objetivo reduzir os riscos em relação aos incidentes de segurança, seja na rede interna quanto na externa, sendo necessário detectar as possíveis falhas e corrigi-las para garantir que a rede esteja em um nível de segurança adequado, a fim de que permaneça atualizada e livre de acessos não permitidos e indesejáveis.”, ressaltou o Prof. Dr. Will Almeida.