Alunos da Saúde participaram da mais um ciclo de palestras do PET-Saúde
No dia 27 de março, a partir das 19h, alunos dos cursos de Nutrição, Fonoaudiologia, Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Biomedicina, Odontologia e Serviço Social, participaram de mais um dos seminários que fazem parte do cronograma de palestras do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Desde janeiro, o programa oferece aos seus participantes (alunos e preceptores) seminários sobre diversos temas, que complementam a formação acadêmica dos alunos, como também auxiliam na elaboração dos projetos de intervenção e de pesquisa desenvolvidos no programa.
Participaram do seminário o pró-reitor da área da saúde, Prof. Dr. Marcos Pacheco, que discorreu sobre a Classificação de Riscos e da rede de Saúde; a preceptora, Enf.ª Iolanda Rego, apresentando as linhas de pesquisa e atuação das equipes do PET-SAÚDE; e os alunos Yuri Nassar (5º período – Medicina) e Laianny Carvalho (10º período – Medicina) com uma oficina sobre trabalho em rede.
De acordo com o pró-reitor da área da Saúde, Prof. Dr. Marcos Pacheco, o programa busca valorizar, intensificar e potencializar a inserção dos alunos da área da Saúde na rede municipal de Saúde. “A ideia é fazer isso a partir de alguns princípios do SUS, como por exemplo, o conceito de rede, o conceito de acolhimento, o conceito de humanização, o conceito de classificação de risco e a proposta é trabalhar com quatro grandes redes: Cegonha, que trata da mulher e da criança; rede de saúde mental, rede de urgências e emergências e a rede de doenças crônicas”, afirmou.
“O PET saúde é um programa do Ministério da Saúde que é colocado para todas as Universidades e o Ceuma há 5 anos vem pleiteando adquirir alguns desse projetos. Nós conseguimos ano passado duas árvores e, nessas árvores, nós executamos em torno de 14 subprojetos, que têm a participação da Universidade e seus professores. O Ministério oferece bolsa aos alunos, pois a grande importância desse projeto é a fomentação da Pesquisa e Extensão. No âmbito dessa grande importância da Pesquisa e da Extensão nós vamos colocando nos alunos, essa ideia da importância do pesquisar e criar novas tecnologias a partir dessas pesquisas que são realizadas.”, ressaltou Flor de Maria Mendonça, Prof.ª Dr. Em saúde coletiva.
Para Bruno Campêlo, aluno do 5º período de Medicina, encontros como esses reforçam o caráter complementar da formação dos alunos envolvidos no projeto, aprimorando e sedimentando conhecimentos teóricos, em prol de uma prática mais sistematizada e eficaz dentro dos projetos de pesquisa e intervenções desenvolvidas no programa.