Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

30 de novembro de 2015, 18:05 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Alunos de Engenharia constroem pontes de palito de picolé

Participantes da competição, os alunos de Engenharia Matheus Souza, Camila Brandão e Daniel Martins

Alunos do Curso de Engenharia, Matheus Souza, Camila Brandão e Daniel Martins

Estudantes de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do campus Imperatriz foram desafiados a criar pontes resistentes com palitos de picolé fixados com cola branca para o Campeonato Ponte de Palitos de Picolé. A competição foi promovida pela Universidade Ceuma, e aconteceu no dia 25 de novembro, no campus Imperatriz.

A competição obedecia aos seguintes critérios: os acadêmicos tinham que fazer pontes exclusivamente de palitos de picolé com cola branca e elas deveriam estar sobre o vão de 60 cm e pesar 300gm. As avaliações foram feitas da seguinte forma: de 0 a 10 para a ponte que suportasse até 50 kg, sendo que também foi avaliada a estrutura, mas principalmente quanto cada uma suportava.

A iniciativa do trabalho partiu do professor André Luis Cavaignac, com auxilio dos professores Edgad Rocha e Wilian Cunha. O trabalho, além de ter sido requisito para obtenção de nota foi, sobretudo, importante para integração dos discentes.

Os alunos Matheus Souza, Camila Brandão e Daniel Martins compõem uma das equipes da disputa. O grupo desenvolveu uma ponte de 265 kg, que suportou 55kg. Em sua rede social, a acadêmica Camila Brandão externou o quanto foi importante participar do campeonato. “Quantas horas, dias e madrugadas tiramos para fazer as pontes. Às vezes batia um desespero, principalmente perto do dia do teste final. Muitas pontes foram feitas, algumas não aguentavam, mas nem por isso desistimos e com perseverança e fé conseguimos criar uma ponte de 265g. Hoje valeu todo o esforço, toda cola espalhada, toda dor de cabeça e dedicação para deixar tudo pronto. Tenho orgulho de tudo que fizemos e com certeza agradeço aos integrantes do meu grupo, Matheus Souza e Daniel Martins e também agradeço ao professor André Luis Cavaignac e aos coordenadores Marcelo Lira e Fausto Lucena por autorizarem a competição. Foi uma experiência excelente, quando colocamos em prática tudo que foi ensinado em sala de aula. Simplesmente valeu todo o esforço”, disse.