Alunos de Engenharia constroem pontes de palito de picolé
Alunos de Engenharia constroem pontes de palito de picolé
Estudantes de Engenharia Civil e de Produção do campus Imperatriz foram desafiados a criar pontes resistentes com palitos de picolé colados com cola branca para a primeira edição do Campeonato Ponte de Palitos. A competição foi promovida pela Universidade Ceuma, e aconteceu realizada no dia 24 de novembro, às 19h, no campus Imperatriz.
Cada ponte deveria ter a largura de um palito, altura livre, peso máximo de 300g e um vão de apoio de 60 cm. A resistência das pontes foi medida, submetendo-as a cargas. O resultado foi avaliado pelo grau de eficiência, ou seja: a ponte que suportou a maior carga em relação à própria massa. Para que a carga seja considerada suportada, a ponte teve de mantê-la por 10 segundos antes de romper.
Os alunos José de Paiva S. Neto, José Carlos Ferreira, João Bosco Garbim, Pedro Felipe Menezes e Gabriel Carlos Almeida, do 4° período de Engenharia Civil, compõem a equipe vencedora da disputa. O grupo desenvolveu uma ponte de 300g que suportou 82,5 kg.
A equipe conta que o trabalho foi iniciado com a escolha do modelo da ponte e foram construídos vários modelos até chegar ao que utilizaram na competição. “Depois buscamos uma forma de extinguir os erros e melhorar ao máximo o projeto. O esforço da equipe valeu a pena! É importante dar continuidade por parte da Instituição, pois esse tipo de atividade prática ajuda a lapidar todo o conhecimento”, avaliaram.
Para o professor André Luís Cavaignac, idealizador da competição, o I Campeonato Ponte de Palitos foi muito proveitoso. “Os alunos da disciplina de Resistência dos Materiais tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o semestre, além de fortalecer valores como organização, respeito a prazos e trabalho em equipe. Muito recompensador foi ver o interesse dos demais discentes das Engenharias, curiosos e interessados na competição, o que se tornou mais uma motivação para a continuidade do curso. Com certeza tem tudo para ser uma prática estabelecida dentro das engenharias do Campus Imperatriz”, destacou.
O coordenador dos cursos de Civil e Produção, prof. Marcelo Lira, disse que a atividade teve a finalidade de relacionar teoria e prática de distribuição de forças, carga, reação, equilíbrio, tração e compressão. “A competição teve por objetivo saber que ponte aguentaria um colapso de maior peso”.