Alunos desenvolveram projeto de Educação Ambiental em escola da capital
Alunos desenvolveram projeto de Educação Ambiental em escola da capital
Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar e na comunidade a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, alunos do terceiro período de Engenharia Ambiental da Universidade Ceuma, sob orientação do professor do curso, Prof. Me. Aldo Silva, desenvolveram o Projeto de Educação Ambiental. O trabalho foi desenvolvido na escola C.E. Cidade de São Luís, localizada no bairro Cohab Anil.
Durante os meses de agosto, setembro e outubro, os alunos realizaram diversos trabalhos com aos alunos da escola, tendo como principal finalidade apresentar soluções em Gestão Ambiental, buscando, assim, promover uma política de desenvolvimento sustentável e contribuindo para melhorar a qualidade de vida das gerações atuais e futuras.
Em parceria com a Empresa Maranhense de Plásticos (Emapla), eles fizeram um mutirão de limpeza da escola e fabricação de oito Kit´s de coletores para coleta seletiva, confeccionados pelos alunos da Universidade.
“A escola era muito suja e através dos nossos projetos alunos obtiveram mais consciência de não jogar lixo no chão. Havia um déficit no número de lixeiras e nós produzimos os coletores para que eles façam a separação do lixo corretamente.”, explicou a aluna Gabriela Maciel.
Também foram realizados ciclos de palestras proferidas por alunos e professores da Instituição. O primeiro ciclo ocorreu no mês de agosto com a apresentação do tema “Coleta seletiva” ministrada pelos alunos do curso. O segundo ciclo ocorreu no mês setembro com a apresentação do Professor Dr. Flávio Morais, com o tema “Resíduos Sólidos” e do Professor Dr. Fabrício Brito Silva com a palestra “Sustentabilidade”.
“Hoje está-se tendo uma despreocupação com a reciclagem. A nossa proposta é expressar o que a gente poderá fazer para minimizar o problema que está prejudicando o meio ambiente. E uma maneira também de nós aprendermos e passar para eles o conhecimento que a gente tem, pois muita das vezes eles não sabem que esse lixo pode ser reaproveitado. É fundamental ter essa conscientização de ter cuidado com o lixo, pois esse pequenos atos minimizam o impacto negativo no meio ambiente”, destacou o acadêmico Rafael Felipe Cardoso, integrante do projeto.
Para o coordenador do projeto, Prof. Me. Silva, Aldo, o trabalho serve para mostrar a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza.
Os alunos utilizaram os recursos tecnológicos como aliados no processo de aprendizado e também no processo de preservação do meio ambiente. “Mostramos todas as ações que envolvem a preservação do meio ambiente e os resultados alcançados trarão benefícios para a sociedade em geral. Essa é apenas a primeira parte projeto, pretendemos estender nosso trabalho para outras Instituições, promovendo, assim, a conscientização da sociedade.”, finalizou.