Alunos de Nutrição e Gastronomia participarão da X Semana do Peixe
Alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Universidade Ceuma participarão da X Semana do Peixe. O evento acontecerá no período de 01 a 15 de setembro, sendo promovido em todo o Brasil pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e no Maranhão pela Superintendência da Pesca e Agricultura.
No dia 02 de setembro, o reitor, Prof. Me. Marcos Barros recebeu, na Sala dos Conselhos, o Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura, Sr. Junior Verde, e o Coordenador de Pesca, Sr. Claudson Gomes, para firmar parceria com a MPA quanto à realização de palestras nas escolas públicas de São Luís durante o evento. Essas palestras serão ministradas por estudantes do curso de Nutrição da Universidade Ceuma com o intuito de conscientizar crianças e adolescentes da importância nutricional do peixe.
De uma forma geral a Campanha objetiva estimular o consumo de pescado no País, e conta com a participação de supermercados, bares e restaurantes, escolas, centros de saúde, empresas e instituições. Será promovida uma série cursos, palestras, seminários, festivais gastronômicos, degustações, promoções em supermercados etc.
Segundo Júnior Verde, superintendente federal de Pesca e Aquicultura do Maranhão, é preciso aumentar o consumo de pescado na alimentação diária do brasileiro e do maranhense também, principalmente porque o Estado reúne o 2º maior litoral do país. “A Semana do Peixe será uma ótima oportunidade para os maranhenses saborearem diversas receitas do pescado quanto para mobilizar a população em torno do assunto”, frisou.
A abertura da programação contou com a 57ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), Parque da Independência e, no encerramento, os alunos do curso de Gastronomia prepararão pratos à base de pescado para serem degustados no I Festival Gastronômico do Caranguejo e da Ostra, nos dias 14 e 15 de setembro, das 11h às 22h, na Praça do Pescador, Avenida Litorânea. Feira de artesanato, exposição de fotografias, artes plásticas, atrações musicais e culturais também farão parte da programação.
De acordo com o coordenador do curso de Gastronomia, Professor e Personal Chef, Wadih Aboud, a importância de participar da Semana do Peixe ensejará a oportunidade de desenvolver uma receita diferente com um produto regional. “Às vezes os gastrônomos só estão preocupados em adotar as coisas de fora, quando temos que valorizar a nossa cultura, os produtos locais, que são muito bons também”, afirma o chef.