Alunos e professores assistem palestra na UniCeuma sobre novo Protocolo de Reabilitação em Parkinson
Profissionais e alunos de Fisioterapia assistiram, no dia 9 de dezembro, no auditório Expedito Bacelar, no campus Renascença da Universidade Ceuma, a uma palestra sobre a nova técnica de reabilitação de pacientes com Doença de Parkinson, ministrada pelas fisioterapeutas Dianna Torricelli e Aline Machado, do Rio de Janeiro, recém-chegadas de Nova Iorque.
As fisioterapeutas fizeram um curso em Nova Iorque onde se especializaram em um novo método de reabilitação Parkinsoniana. “Esta técnica, que está sendo revolucionária e mudando o paradigma na doença de Parkinson, é a LSVT Big, que é um protocolo de fisioterapia”, explicou Aline Machado. Segundo a profissional, “no Brasil, existem pouquíssimos profissionais usando este procedimento”.
Em nosso País, são as fisioterapeutas Aline Machado e Diana Torricelli que estão começando a implantar esse tipo de reabilitação. “Esta reabilitação começou na área da Fonoaudiologia e agora está na Fisioterapia”, explicaram as palestrantes.
Há mais de vinte anos, existem pesquisas na área de reabilitação de Parkinson com a LSVT Big em que, inclusive, já foi comprovada, cientificamente, na área da Fonoaudiologia e expandida para a Fisioterapia, que sua eficácia é bem melhor na reabilitação da Doença de Parkinson que o tratamento feito com fisioterapia tradicional.
A fisioterapeuta Aline Machado esclareceu ainda que a LSVT Big é uma técnica que os fisioterapeutas utilizam para implantar um protocolo, e que o curso é ministrado em várias partes do mundo: Japão, Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha; no Brasil, Infelizmente,ainda não tem o curso.