Aulão multidisciplinar de Construção Civil
Realizou-se no campus Anil, no dia 14 de maio, um dia de ensaios práticos, para os alunos do curso de bacharelado em Engenharia Civil, do 5º, 6º e 7º período. O evento contou com a presença de professores do campus Renascença e Anil, assim como os coordenadores adjuntos, profa. Ana Patrícia, prof. Elsom Gomes Santos e a profa. Adriana.
O evento realizou-se das 8 às 17 horas, propiciando aos alunos a oportunidade de realizar os seguintes ensaios:
-Resistência à compressão (rompimento), ministrada pelo técnico de laboratório Marcos Pinheiro em parceria com a monitora de laboratório Naíres Leal.
-Slump Teste realizado por Andressa Galvão e Aldenora Santos monitoras de laboratório.
-Patologias do concreto (teste carbonatação e cloreto), laboratório de química tecnológica, ministrada pelo professor Diogo.
-Ensaio granulométrico, ministrado pelo técnico Marcos Pinheiro em parceria com Elma, monitora de laboratório e Leticia Souza, training.
-Moldagem, realizada por Hude Pereira e Elma Gomes, monitores de laboratório.
-Instalações hidráulicas e hidrossanitárias ministrada pelo professor Engenheiro Me. Marcelo HBC, utilizando em sua apresentação as linhas especiais do fabricante AMANCO.
-Densidade, inchamento, teor de umidade e absorção de água, ministrada pelo professor doutorando Helton Bezerra em parceria com a monitora Ananda Santos.
-Dosagem do concreto, ministrada pelo professor Me. Raimundo Moreira Lima.
-Agradecimento especial aos funcionários do Ceuma Anil, Rômulo e Francisco e aos alunos monitores do laboratório de física: Gabriel, Diego, Carla, Breno, João, do Campus Anil que contribuíram imensamente com a organização do evento.
Totalizaram-se 300 atendimentos durante o evento, reforçando a ação de intensificação das atividades práticas nas disciplinas de Engenharia Civil. O evento foi organizado pela coordenadoria dos laboratórios dos cursos de Engenharias do Grupo Ceuma.
Segundo o professor Me. Aldo Silva, coordenador dos laboratórios das Engenharias: “Atendendo, a uma necessidade latente dos alunos do curso de Engenharia Civil, que, devido à ausência de alguns laboratórios no campus Anil, tiveram que se deslocar para o campus Renascença, e em outras ocasiões foram cerceados de realizar aulas práticas em seu campus, e atendendo a uma exigência da Reitoria da Universidade Ceuma que sinaliza para um processo de padronização das aulas práticas e da estrutura física dos laboratórios, eu, juntamente com os coordenadores adjuntos, profa. Ana Patrícia, prof. Elsom e o prof. de Química, Diogo Ribeiro, idealizamos um evento onde as ansiedades dos alunos por mais aulas práticas fossem atendidas, assim como, para atender às exigências atuais da IES.”